Geral
28/10/2015 12:21 - E-commerce: a marca do empreendorismo
Pesquisa do Sebrae realizada no primeiro semestre de 2015, aponta que, em um universo de 2.066 empresários consultados, 831 já contam com operação de comércio eletrônico. Cerca de 60% dos que não ainda não operam na plataforma afirmam que pretendem adotar o e-commerce.
Não é para menos. Mesmo com a retração da economia, levantamento da 32ª edição do relatório Webshoppers, elaborado pela consultoria E-bit/Buscapé com dados do primeiro semestre, aponta que o número de pedidos passou de 48,2 milhões, em 2014, para 49,4 milhões no período, um aumento de 2,5%. Até o fim do ano, devem atingir 108,2 milhões.
A consultoria indica que as empresas de pequeno e médio porte têm migrado para os marketplaces, aproveitando o volume de tráfego que eles geram. O Mercado Livre, o maior marketplace da Amércia Latina, confirma a tendência, segundo informações de seu diretor-geral, Helisson Lemos. A plataforma atende a pessoas físicas e jurídicas, o que inclui desde uma grande rede de eletrodomésticos até o microempreendedor individual. “Como marketplace, não fazemos distinção e procuramos trabalhar no conceito de ecossistema, aproximando vendedores de compradores”, diz Lemos, que utiliza a estrutura logística dos Correios para as operações de compra online.
A pesquisa do Sebrae revela, ainda, que o perfil típico do empreendedor no e-commerce é homem, com superior completo e idade entre 25 e 34 anos. A operação padrão de e-commerce é de até dois funcionários, com faturamento de até R$ 60 mil, sem loja física e o empreendedor é otimista quanto ao crescimento da operação virtual.
A plataforma de loja virtual é a forma de comercialização predominante, alcançando nove em cada dez empreendimentos, sendo mais de 55% delas alugadas.
Veículo: Jornal O Globo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria