Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

28/10/2015 12:20 - O coração das operações de comércio eletrônico

                                                 Aprimoramento da logística de entrega de mercadorias contribui para expansão do setor.

 A E-consulting, empresa que realiza pesquisas sobre o e-commerce no Brasil e apura o Índice do Varejo Online (VOL) – soma trimestral dos volumes de transações online de automóveis, bens de consumo e turismo por meio de lojas virtuais, projetava, em março, uma movimentação de R$ 63,9 bilhões em 2015, um crescimento de 20,3% em relação ao ano anterior. Entre as três categorias do índice, a de bens de consumo mostrou-se a mais promissora, representando 49,7% do varejo online. A previsão é que a categoria cresça 42%, saindo de um volume de R$ 26,4 bilhões para R$ 32,2 bilhões.

A consultoria E-bit, cujas pesquisas usam metodologia distinta e são feitas no ato da compra, projeta crescimento de 15% para o e-commerce em 2015.

Um dos fatores que impulsionaram os números do e-commerce brasileiro foi a consolidação das operações online de grandes varejistas e o aprimoramento da logística para entrega de mercadorias. Em função desse cenário, ganha corpo no país a formação de

marketplaces comandados pelos líderes do varejo, que oferecem suas plataformas para os fornecedores da cauda longa – a infinidade de fornecedores que não têm como arcar com os custos de uma grande estrutura. A logística é fator crítico de sucesso para o comércio eletrônico para concretizar o processo de compra online. E ganha ainda mais valor quando a inclusão digital e o acesso a tecnologias móveis de comunicação se expandem para novas cidades, abrindo oportunidades de compra e venda antes inacessíveis.

“Os Correios são líder de mercado, com entregas de encomendas expressas e não expressas em todo o Brasil. Segundo pesquisa promovida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, nove em cada dez lojas online utilizam os Correios para suas entregas. Para este ano, esperamos crescer além da projeção do E-bit”, diz Janio Pohren, vice-presidente de encomendas dos Correios. Ele observa que a empresa tem presença em todas as cidades do Brasil e conta com a maior estrutura do segmento de entregas. São 120 mil empregados, uma frota de 26 mil veículos, 12 linhas de transporte aéreo de carga, 12 mil agências e mais de 10 mil unidades operacionais.

Nos últimos cinco anos, os Correios investiram cerca de R$ 2 bilhões em infraestrutura, mais do que o dobro dos recursos aportados no período 2007-2010. Desde 2011, foram criados 13 mil novos postos de trabalho efetivo; ampliados de 18 para 61 os Centros de Logística Integrada; abertas 17 novas unidades de tratamento e entrega de encomendas e 115 unidades de distribuição – que entregam cartas e encomendas nas cidades menores.

O executivo destaca, ainda, que os Correios implantaram em 2015 um novo modelo empresarial, que repensou toda a estrutura organizacional da instituição, dando enfoque às unidades estratégicas voltadas aos negócios e aos clientes, entre as quais estão a Unidade de Negócios de Encomendas e a Unidade de Negócios de Logística. O objetivo é aumentar o foco em cada um dos negócios da empresa, com equipe dedicada e extremamente capacitada.

“Uma prova da capacidade dos Correios em atender qualquer demanda de e-commerce, pequena ou grande, é que somos os operadores logísticos oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, o maior evento esportivo do mundo”, diz Pohren.

A empresa tem procurado inovar no atendimento em linha com as mudanças dos hábitos do consumidor. Nas capitais, os Correios já possuem entrega no mesmo dia, é o SEDEX Hoje. Há ainda os serviços do SEDEX 10 – entrega até as 10h do dia seguinte; e o SEDEX 12, com entrega até o meio-dia do dia seguinte, em diversas localidades do País.

 



Veículo: Jorna O Globo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>