Geral
26/10/2015 12:01 - Mercado para o azeite é promissor
De acordo com o presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), Carlos Roberto Melo Diniz, o mercado para o azeite é promissor, já que o Brasil importa a maior parte do volume consumido, que soma 70 mil toneladas anuais.
Porém, segundo ele, ainda existem algumas dúvidas em relação à cultura, que é muito nova no País. Para sanar os questionamentos e mapear a produção, será desenvolvido um estudo pormenorizado sobre a produção brasileira. No levantamento serão avaliados a produtividade das oliveiras por área cultivada, os custos, tratos culturais, viabilidade financeira, entre outros.
"Nossa ideia é fazer um levantamento de forma sistemática nos pomares comerciais. Por ser uma cultura nova, já que os plantios começaram entre 2008 e 2009, não dimensionamos a viabilidade da produção, o que é necessário para o planejamento futuro", ressalta.
Para atestar a qualidade superior do azeite, os representantes da Assoolive estão investindo na certificação. Além da busca pelo selo de Identidade Geográfica (IG), a associação está desenvolvendo uma chancela própria.
A documentação para adesão dos produtores já foi elaborada e será colocada em prática no próximo ano. A certificação vai comprovar, através de testes, a qualidade e os procedimentos utilizados na fabricação, tudo isso para dar segurança ao consumidor de que o azeite é de qualidade.
"A Assoolive tem um programa de certificação de qualidade, que independente da conquista do IG, estabelece critérios rigorosos a serem seguidos pelos produtores interessados. No mercado, a exigência em relação à acidez para qualificar o azeite como extravirgem é de no máximo 0,8% e a Assoolive vai trabalhar com o índice abaixo de 0,5%. Queremos oferecer um produto diferenciado e com garantia de qualidade", garante Diniz.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria