Geral
20/10/2015 10:35 - Supermercadistas estão mais cautelosos
Agravamento da crise econômica no País está gerando certo temor entre os empresários mineiros do setor.
A proximidade do Natal já está movimentando o setor supermercadista mineiro. Tanto as grandes redes quanto as lojas menores já começaram a fazer as encomendas junto aos fornecedores especialmente para o período. No entanto, diferentemente do ano passado, o agravamento da crise econômica no País está gerando cautela entre os empresários do setor, já que o volume de vendas não deve superar as do exercício anterior.
Na rede supermercadista Decisão Atacarejo, a expectativa é de um Natal menor em 2015. Mesmo assim, a diretora de Marketing e RH da rede, Valéria Vilaça Costa Bax, acredita que as vendas devem ser cerca de 25% superiores à media dos demais meses. "Sabemos que os consumidores estão com um pouco mais de receio em gastar. Mas apostamos que haverá uma troca de marcas tradicionais, mais caras, por produtos similares mais baratos", afirmou.
Segundo ela, se houver queda em relação a 2014, será pequena, de no máximo 5%. "Por mais que as pessoas tentem segurar os gastos, o Natal é uma época em que tradicionalmente o consumo com alimentos aumenta. Então, acredito que após o pagamento da segunda parcela do 13º salário - que acontece até o dia 20 de dezembro - haverá um pico maior de vendas. Estamos otimistas", disse.
Por outro lado, o Supermercado 2B, instalado no Prado, região Oeste da Capital, não pretende ampliar as compras específicas para o Natal. De acordo com o proprietário do pequeno estabelecimento, Gilson de Deus Lopes, as apostas para este ano serão bem "pés no chão". "Diante do atual cenário econômico, vamos comprar exatamente as quantidades vendidas no ano passado", explicou.
A expectativa do empresário é que o resultado desse Natal seja pior que no ano anterior. "Esperamos boa saída para carnes típicas do período, como aves e pernil. Porém percebemos que o tradicional peru tem perdido espaço para aves menores, como chester. As pessoas estão mais atentas às promoções também", ressaltou.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria