Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/10/2015 11:53 - Amadurecimento das franquias faz setor crescer frente à crise

São Paulo - Mesmo depois de crescer 11,2% no primeiro semestre, o franchising continua a inovar para manter o desempenho. A criação de novos canais de venda e a aproximação de franqueadoras e investidores estão entre as iniciativas que repercutem de forma positiva apesar do momento de crise.

"Não podemos fingir que a crise não existe, temos que enfrentá-la com otimismo", afirmou o presidente da rede Contém 1g, Rogério Rubini, que vai lançar em breve o canal de venda direta de suas três linhas de maquiagem e o e-commerce da marca.

A intenção, segundo Rubini, é rentabilizar a operação de seus 140 franqueados. "Na venda direta o franqueado é quem vai fornecer os produtos à revendedora e no e-commerce, e o lucro da venda será repassado ao franqueado que tiver sua loja ou quiosque na região em que o pedido foi feito", explicou.

Com investimento de R$ 2 milhões, a primeira ação a ser colocada em prática será a venda direta. "Com 120 multiplicadores vamos recrutar interessados. Eles serão treinados para que a venda seja assistida, assim como ocorre nas lojas", disse Rubini, que completou: "O e-commerce deve estar no ar até fevereiro e será integrado com as unidades em operação e com os revendedores".

A ida ao exterior também vem sendo ensaiada pela rede. "Pode ser por meio de lojas e quiosques ou até mesmo com parceria comercial com redes de varejo local", disse o executivo ao DCI.

Proatividade

Estar atento aos sinais que os consumidores mostram em momentos de crise fez com que a rede de clínicas odontológica, fosse além de tratamentos dentários. "Para atrair novos clientes para as unidades, em especial aqueles que não conhecem a marca, começamos a vender kits de higiene bucal", afirmou o diretor de operações da GOU Franquias, Bruno Magalhães.

O executivo explicou que em fevereiro a rede teve um sinal de alerta, quando a inadimplência e a desistência nos tratamentos cresceram. "Percebemos que era hora de fazer algo, tanto para reter os clientes atuais da rede e atrair novos consumidores interessados nos tratamentos". O projeto de venda de produtos está em fase piloto em três unidades e, em dezembro, durante a convenção da franqueadora será mostrado aos franqueados. "Nas três unidades piloto tivemos crescimento de 40% em visitas espontâneas à clínica".

União faz a força

Para fortalecer a relação entre franquia e franqueado, a Contém 1g trabalha na criação de conselho de franqueados. "Isso vai nos aproximar e com isso conseguimos ser mais rápidos em ações que melhorem o desempenho da rede", diz Rubini.

A aproximação da marca entre os franqueados ajuda na tomada rápida de decisão e, na opinião do sócio fundador da consultoria ba}Stockler, Luis Henrique Stockler, é um diferencial competitivo. "A velocidade de resposta e empenho diante de dificuldades é maior quando as pessoas são donas do negócio", explicou.

Como exemplo de união entre franqueadora e franqueados, ele mencionou o case do Grupo Afeet - dono das marcas Authentic Afeet; Artwalk; Magic Feet e Tênnis Express. "Durante o planejamento para 2016 houve a colaboração dos franqueados sobre o retrofit (reforma) das lojas. Eles apontaram ao grupo que ao invés de trocar todo o mobiliário, pintar alguns móveis já surtiria o efeito esperado no consumidor", explicou.

Ainda segundo Stockler, isso mostra amadurecimento nas relações empresariais o que aumenta a relevância ao setor.

"Há quem ainda seja rígido nessa relação, mas os que se mostram abertos a conversa se saem melhor nesse momento", enfatizou o especialista.

A opinião é compartilhada pelo diretor de inteligência de mercado da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Claudio Tieghi. "Isso torna mais rápida a resposta ao mercado consumidor". Ainda segundo Tieghi, microfranquias, quiosques e até os food trucks são bons exemplos do amadurecimento do setor. "Isso mostra que o segmento está sempre em movimento e procurando inovar. Ele ajuda a diminuir a ilegalidade de algumas atividades, transformando-as em redes."

A entidade tem acompanhado atentamente a esses movimentos e isso aponta para o crescimento organizado do setor. "Eles têm olhado mais para a 'arrumação da casa' e essas iniciativas auxiliam no crescimento do setor. Essas iniciativas serão abordadas durante a convenção do setor, na próxima semana", concluiu Tieghi.



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>