Geral
16/10/2015 12:46 - Com operação 66% mais barata que em shoppings, outlets ganham espaço
Formato conta com um mix de marcas nacionais e internacionais. Os valores dos produtos estão entre 30% e 70% mais baixos que os praticados pelos espaços convencionais.
Frente a um cenário desafiador para o varejo, as vendas em outlets - que reúnem diversas marcas com pontas de estoque - ganha força. Com o custo até 66% menor para operar, quando comparado a um shopping, os centros de compras investem em expansão e trazem descontos que vão até 30%, na perspectiva de movimentar, em 2017, R$ 4,5 bilhões.
Com previsões positivas de crescimento, são esperados em 2016 pelo menos mais quatro novos espaços. O número é o dobro da média de 2014. "Para os próximos anos a expectativa é satisfatória. Teremos até 30 outlets, com um total de 400 mil metros quadrados de área bruta locável [ABL]", diz o fundador da Agência Brasileira de Outlets (About), André Costa.
Segundo o executivo, em 2017, as vendas devem alcançar a somatória de R$ 4,5 bilhões. Hoje o valor está na faixa dos R$ 2,5 bilhões. "Atualmente o segmento já conta com 120 redes de moda nos outlets. A previsão é que o número crescerá 30% em até três anos", estima.
Prova do bom desempenho do setor é o Catarina Fashion Outlet, localizado no km 60 da rodovia Castello Branco, no município de São Roque (SP). O empreendimento foi inaugurado em 2014 com 89 lojas é teve uma receita 50% maior que o esperado pelos empresários. "Temos um grande diferencial por conta do mix de marcas nacionais e internacionais. Acredito que o sucesso do empreendimento é também devido a localização, já que temos capacidade para atender a 14 municípios da região", diz o diretor presidente da unidade Shoppings da JHSF, Christian Vasconcellos da Cunha.
O empreendimento, que acaba de inaugurar mais 16 novas lojas e alcançar 105 mil m² de área construída, mantém o plano de expansão para os próximos anos.
Segundo o executivo da JHSF, até o início de 2017, o Catarina Fashion Outlet agregará ao portfólio da operação novos 5 mil m² de área de venda e infraestrutura. Segundo o diretor, por mês são cerca de 70 mil veículos no local.
Custo-benefício
Controlados por auditorias semanais, 70% dos produtos comercializados pelos lojistas precisam ter um desconto de 30% em relação a preços praticados em outros empreendimentos, explica Cunha. Pelas características do espaço, são oferecidos preços mais baratos de aluguel e uma menor taxa do condomínio, com garantia de venda. "Normalmente os outlets estão em pontos mais distantes, o cliente que vai para lá está com uma intenção de compra e também preparado para fazer compras em grandes volume", salientou.
Costa explica que os custos de operação nos outlets são menores que em shoppings. "Os gastos são mais baixos, pois os outlets não possuem escadas rolantes, elevadores, por exemplo. Em média, o custo operacional para uma loja no outlet é um terço do custo de um shopping comum".
De acordo com Costa, como existem poucos outlets no Brasil, a grande maioria dos brasileiros sequer tem acesso ao negócio. "Mas quando passam a conhecer o formato deste tipo shopping, que são os outlets, eles assimilam rapidamente as vantagens que eles oferecem", ressaltou o diretor.
Não existem dados consolidados sobre os clientes de outlets, mas a About estima que cerca de 16 milhões visitem os oito espaços nesse formato que estão abertos no Brasil.
Pioneirismo
A General Shopping Brasil, irá inaugurar no próximo dia 22, o quarto empreendimento no formato, o Outlet Rio com 92 lojas e 150 grifes nacionais e internacionais. A empresa se tornou uma das pioneiras no setor quando, em 2010, inaugurou o Outlet Premium São Paulo. Atualmente o empreendimento recebe por ano 5,5 milhões de pessoas de todo o País. Possui 104 lojas com mais de 130 marcas em operação.
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria