Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

09/10/2015 12:30 - Lojas colaborativas se reinventam de olho nos shoppings e operação on-line

São Paulo - O segmento de lojas colaborativas - onde mais de um varejista expõe seus produtos em boxes - passa por um momento de reinvenção. Da criação de marketplaces e venda on-line, até a entrada em shopping center, vale de tudo para fazer o modelo de negócio ganhar ainda mais espaço no varejo.

 

A Endossa, uma das mais antigas no setor, conta hoje com três lojas - Rua Augusta, Centro Cultural Vergueiro, na capital paulista e em Brasília (DF). Divididas em operações próprias e franquias, a aposta da rede agora, para despontar no mercado, é abrir uma loja no tradicional Shopping Ibirapuera. "Investimos cerca de R$ 500 mil e esperamos inaugurar a Endossa até o final deste mês", afirmou ao DCI o sócio fundador da Endossa, Carlos Margarido.

 

O empresário e um dos seus sócios, Gustavo Ferriolli, afirmaram que o conceito colaborativo de venda ajuda os micro e pequenos empresários e que, em momentos de crise, ele pode ser válido para os que não estão dispostos a arcar com todos os custos de uma operação varejista. "É uma ferramenta com bons benefícios, em especial àqueles empresários que têm estoque diminuto e pouca agilidade na reposição de estoques", explicou Ferriolli.

 

Os sócios informaram que a nova loja terá 69 boxes para locação. "As categorias serão definidas conforme o interesse do consumidor."

 

Mercado promissor

 

As lojas colaborativas, fenômeno surgido em 2008, conta ainda com players como Cada Qual e mais recente, desde julho desse ano, o Club Vintage. Para Margarido, este mercado tem mostrado resiliência, mesmo diante a queda nas vendas no varejo como um todo. "A lista de espera para ocupar um box na loja da Augusta, por exemplo, chega a mais de um ano", revelou o executivo.

 

Os empresários afirmaram que as vendas não têm o mesmo ritmo de anos anteriores, mas que a rentabilidade maior da loja colaborativa vem do aluguel dos espaços.

 

O empresário explica ainda que sempre procura iniciativas que ajudem a alavancar as vendas de seus parceiros. "Os preços de locação variam de R$ 200 a R$ 900 e a permanência do espaço depende de uma meta mínima de venda. Como o empresário acompanha em tempo real as vendas é possível ver o que está com vendas baixas e substituir a categoria", explicou Margarido.

 

A comodidade e a visibilidade de estar em uma loja com o conceito diferenciado foi o que atraiu a empresária Beatriz Vallego, sócia da marca PauBrasil, empresa que comercializa produtos feitos em madeira. "Pessoas próximas comentaram sobre a loja e isso despertou o nosso interesse", disse a empresária. Há um ano a vendas em lojas colaborativas - Endossa da Vergueiro e Cada Qual na Augusta - Beatriz explicou que, além da comodidade em não se preocupar com os processos administrativos de uma loja, estar em um desses boxes a ajuda no lançamento de produtos. "Usamos para lançar novidades e ver a aceitação do público", enfatizou.

 

Questionada sobre a rentabilidade das vendas, Beatriz afirmou que é instável, mas que vale o investimento. "Nesse período batemos todas as metas de vendas e renovamos o contrato de locação [que pode ser mensal e trimestral] constantemente", disse.

 

A empresária explicou ainda que estar na loja colaborativa ajuda a impulsionar as vendas no seu e-commerce. "A visibilidade que temos nessas lojas ajuda nas vendas on-line. O consumidor procura mais os nossos produtos na loja virtual o que ajuda no crescimento deste canal", concluiu.

 

Mundo virtual

 

A criação de um marketplace - loja on-line agregador de marcas varejistas - está nos planos do empresário Eder Dias, proprietário da Galeria Clube Vintage. Com a queda nas vendas e a possibilidade de fechar a sua loja de vestuário, diante da crise econômica, levou o empresário a transformar a loja convencional em colaborativa. "Estava analisando rescindir o contrato de aluguel quando preferi apostar em uma loja colaborativa. Investi R$ 120 mil no projeto e já estou tendo bons resultados", explicou ele.

 

Em junho deste ano o empresário reformulou o seu modelo de negócio e com os resultados positivos, Dias colocará no ar, em breve, a loja virtual da Clube Vintage. "Já contratei uma empresa que está montando a loja on-line e logo mais estará no ar", disse.

 

Diferentemente do modelo de seus concorrentes, o Clube Vintage trabalha mais o conceito de curadoria. "Eu selecionei as marcas, pois já conheço o público da loja e sei o que eles procuram. Em quatro meses já estou com lista de espera", comemora ele.

 

Mais do que roupas e acessórios, no Clube Vintage o consumidor encontrará artigos de decoração e um espaço Café Bistrô. "Outro diferencial é que os nossos parceiros têm espaço para guardar alguns estoques, e as marcas não concorrem entre si", concluiu ele.

 

 

Veículo: Jornal DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>