Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

29/09/2015 13:02 - Vigor investe R$ 150 milhões na 1ª fábrica no Estado do Rio

                                         Unidade fica pronta até o fim do ano. Serão 350 empregos diretos

 

Até o fim de 2015 — ano que o país deve fechar na maior recessão desde os anos 1990 — a Vigor vai inaugurar sua primeira fábrica no Estado do Rio. Com um investimento de R$ 150 milhões, a unidade vai empregar 350 funcionários quando estiver operando a pleno vapor, em Barra do Piraí, no Sul Fluminense.

 

A empresa de laticínios, que tem como acionista majoritário a J& F Investimento, dona da JBS, começou a planejar a entrada no Rio há cerca de três anos, quando montou um centro de distribuição. Recebeu benefício fiscal dado pelo governo do estado — o ICMS foi reduzido de 19% para 7% — com o compromisso de construir uma fábrica num prazo de cinco anos.

 

Empresa reajusta preços em 7%

 

Segundo o presidente da Vigor, Gilberto Xandô, o setor de atuação da empresa é resistente a crises.— O segmento lácteo é muito resiliente. Ele é muito menos afetado nas suas linhas pela crise. Diminui o consumo de iogurte super top, diminui, mas não acaba. E temos espaço para crescer pela nossa baixa distribuição. Estamos crescendo a dois dígitos há sete trimestres seguidos, ganhando mercado de concorrentes. Independentemente da crise, continuamos acreditando no Brasil — afirma o executivo.

 

Já a indústria alimentícia como um todo não está tendo desempenho positivo. De acordo com dados do IBGE, a produção do segmento encolheu 6,2% na passagem de junho para julho e foi a principal contribuição para queda de 1,5% da produção industrial. Nos sete primeiros meses deste ano, a atividade da indústria alimentícia acumula perda de 3,8%.

 

Segundo Xandô, o Rio recebeu muito bem o iogurte grego. A venda no estado multiplicou por seis em pouco tempo, diz ele: — Temos 42% do mercado no Brasil e 60% no Rio do produto, de acordo com a Nielsen. É a primeira fábrica de iogurte da Vigor fora de São Paulo.

 

A fábrica em Barra do Piraí era da BRF, que desistiu do negócio de lácteos, segundo Xandô. O governo do Rio começou a procurar empresas para assumirem o parque fabril e encontrou a Vigor.

 

Quando for inaugurada a fábrica no Rio, serão 11 unidades da Vigor no Brasil. As demais ficam em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.— Ela vai atender aos mercados do Rio e Espírito Santo. A Vigor tem quase cem anos e achamos que tínhamos pouca presença nacional — diz ele.

 

Com o lançamento do Vigor grego, a marca começou a ganhar mercado entre as classes Ae B: — Estamos muito mais hoje no segmento da classe Ae B do que disputando o mercado das classes C e D. Estamos mais para Danone e Nestlé, como concorrente a ser batido, do que das marcas Elegê e Batavo. Isso nos coloca numa disputa de outro nível, outro nível de precificação, de mercado.

 

A empresa não passou incólume ao aumento de custos. Energia e dólar a mais de R$ 4 afetaram a importação de máquinas para nova fábrica e os preços. O reajuste na tabela de preços dos produtos foi de 7%,e o varejo deve demorar uns três meses para absorver a alta.— Houve aumento de energia, água, insumos importados. O reajuste de 7% cobre boa parte desses custos — afirma

 

A empresa também é dona das marcas Itambé, Faixa Azul, Danúbio e Leco. No segundo trimestre teve receita líquida de R$ 587,1 milhões, com lucro de R$ 22,9 milhões. Somando Vigor e Itambé são 7 mil funcionários.

 

Para o presidente da indústria de lácteos, a crise econômica já era até esperada, mas não a instabilidade política.— Todos acreditavam que teria de haver alguns ajustes na economia, para que se pudesse ter uma alternativa de crescimento lá na frente. O modelo tinha de mudar. Sabíamos que seria um ano difícil. O que surpreendeu foi a temperatura institucional e política. Mas as pessoas continuam comprando, continuam vendendo. O mundo real continua acontecendo. Só que estamos trabalhando mais.

 

Veículo: Jornal O Globo - RJ

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>