Geral
28/09/2015 11:01 - Cafeicultores conectados aos torrefadores de todo o mundo
Os cafeicultores de Minas Gerais têm mais uma opção para comercializar a safra da cafés especiais. Durante a Semana Internacional do Café (SIC) foi apresentado, na sexta-feira, a plataforma Algrano, que conecta produtores às torrefadoras internacionais. O objetivo do projeto é tornar as negociações entre os envolvidos mais transparentes.
Além de divulgar as variadas regiões produtoras e os diferentes tipos de bebidas para o mundo, os cafés comercializados possuem valor agregado e podem receber prêmios conforme a avaliação dos compradores.
A Algrano é uma startup que começou com ligações via skype entre Santiago do Chile, Minas Gerais e Zurique, na Suíça. Os fundadores são os suíços Christian Burri, Gilles Brunner e Raphael Studer que começaram a conversar sobre a Algrano quando Brunner estava trabalhando com produtores de café no Brasil. Foi assim que surgiu a ideia de criar uma comunidade on-line para cafeicultores. As atividades foram iniciadas em junho deste ano.
"Criamos, através da plataforma, um conceito de contêiner virtual, onde estipulamos a origem e o destino dos cafés. Nosso objetivo é enviar o primeiro contêiner, que será em parceria com a Associação dos Produtores do Alto da Serra (Apas), de São Gonçalo do Sapucaí, Sul de Minas Gerais, em dezembro, e a chegada à Alemanha será no final de janeiro", disse Brunner.
Ainda segundo Brunner, a ideia é abrir o contêiner virtual para as torrefadoras neste sábado. Os produtores participante fazem um perfil onde poderão colocar as fotos da propriedade, da equipe empregada e dos processos de produção. Também deve ser feito um cadastro dos cafés, detalhando a qualidade, a origem, as certificações, a espécie e o valor.
Pedidos - "As torrefadoras poderão ver os produtores e os cafés disponíveis na plataforma virtual e escolher durante duas semanas as amostras preferidas, assim que o contêiner chegar ao destino. Após esse período, serão enviadas as amostras e as empresas poderão fazer as provas e realizar os pedidos", ressaltou.
Até o momento são 160 torrefadoras estão cadastradas na plataforma. Elas são de 40 diferentes países, sendo 60 da Europa e o restante dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, reunindo os principais países compradores do mundo. As empresas são de pequeno e médio portes. Atualmente são 80 produtores cadastrados e a ideia é atrair novos. A inscrição é gratuita.
Todos os cafés cadastrados devem ser classificados acima de 80 pontos na prova de xícara e aprovados por provadores do Coffee Quality Institute. "Nossa meta com o projeto-piloto é demonstrar o funcionamento do projeto. Mas qualquer produtor que queira se cadastrar e fazer um perfil, que funciona nos moldes das redes sociais, vai aumentar a visibilidade nas redes de torrefadora", disse Christian Burri.
Em relação aos preços, os produtores cadastram os cafés e estipulam um valor fixo. As torrefadoras que optarem pelos cafés não podem reduzir os valores definidos pelos produtores. Mas de acordo com a qualidade e as certificações adquiridas, é possível que as empresas ofereçam prêmios em reconhecimento aos esforços e do produto diferenciado.
"Todo o processo tem como principais características a transparência e a divulgação dos cafés. A maioria dos produtores não conhece os compradores e nós pensamos que a aproximação vai permitir que eles fiquem mais conectados e saibam qual é a demanda das torrefadoras, sendo também uma forma de agregar valor ao produto. As torrefadoras querem saber de onde vêm os cafés, querem ter esse contato e estão dispostas a pagar pelo diferencial", enfatizou Burri.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria