Geral
25/09/2015 13:06 - Empresas apostam em novas telas
Fabricantes entraram em um ritmo acelerado de evolução e apresentam novos modelos a cada ano
São Paulo - Desde a saída de cena dos aparelhos de tubo, os televisores entraram em um ritmo acelerado de evolução tecnológica. Os fabricantes apresentam novos modelos a cada ano, de um jeito muito parecido com o que acontece com os celulares inteligentes. E o mercado passa, atualmente, por um momento de transição tecnológica.
"O Oled é um novo paradigma em tecnologia de telas", afirma o professor Marcelo Zuffo, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Ele fez um estudo, com apoio da LG, em que comparou três modelos da fabricante: um de LED, um de pontos quânticos (Quantum Dot) e outro de diodo emissor de luz orgânico (Oled). Os testes mostram desempenho superior do Oled em sete de oito parâmetros analisados.
A TV de pontos quânticos (também chamada de Nano Spectrum) obteve um resultado melhor em luminância (brilho da cor branca). A Oled ficou na frente das outras em luminância angular (a partir de certo ângulo de inclinação), Gamma 2.0 (escala de cinza), uniformidade (brilho ao longo do painel), reflexão à luz ambiente, contraste, interferência RGB (de cores) e gama de cores (quantidade de cores exibidas).
A tecnologia de pontos quânticos é uma evolução do LED, em que uma película de nanocristais de semicondutores é usada para corrigir distorções de cor. Ambas são telas de cristal líqüido (LCD). No Oled, os pontos que formam a imagem são gerados por filmes de moléculas orgânicas, o que melhora a cor e a taxa de contraste.
Segundo Zuffo, o fato de o estudo ter recebido apoio da LG não interfere no resultado. A fabricante sul-coreana emprestou o televisor Oled para o laboratório. "Comparei aparelhos da mesma empresa", explicou Zuffo. "O estudo não diz que uma empresa é melhor que a outra."
Mercado - As vendas de televisores caíram 40% entre janeiro e julho, quando comparadas ao mesmo período do ano passado, segundo a empresa de pesquisa GfK. Os efeitos da crise se somam ao fato de este ser um ano pós-Copa, o que reduz a demanda por aparelhos de TV. Em 2014, foram vendidos 15 milhões de televisores, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).
O principal destaque de vendas, do ponto de vista tecnológico, foram os aparelhos conectados à internet, que representaram 40% do mercado. Apesar da queda do mercado em geral, as TVs conectadas tiveram um crescimento de 10% até julho. "Essa demanda tem a ver com o crescimento de serviços como o Netflix", disse Rui Agapito, responsável pelo área na GfK. A empresa também tem verificado um aumento do tamanho de telas, com uma demanda maior por aparelhos de 39 a 43 polegadas.
Atualmente, mais de 90% dos aparelhos vendidos no Brasil têm tecnologia LED. O Oled ainda nem aparece nas estatísticas. A LG acabou de lançar sua linha de aparelhos com a tecnologia. A Samsung chegou a lançar aparelhos Oled no Brasil em 2013, mas a aposta atual é o Quantum Dot. A Sony foi pioneira no Oled, tendo lançado, no final da década passada, um aparelho com tela de 11 polegadas na tecnologia. Atualmente, a Sony não oferece aparelhos Oled no Brasil.
A grande aposta da indústria é a ultra-alta definição (UHD), também chamada de 4K. Esses televisores têm resolução que equivale a quatro vezes a alta definição que temos na TV aberta. Isso quer dizer que a quantidade de pontos que formam a imagem é multiplicada por quatro. O problema, atualmente, é a disponibilidade de conteúdo em 4K.
Séries do Netflix, como House of Cards e Narcos, estão disponíveis em ultra-alta definição, se o consumidor tiver uma conexão de internet suficientemente boa. Também existem conteúdos 4K no YouTube e no aplicativo Globosat Play 4K. Ainda não existe previsão, no entanto, para o lançamento de canais em ultra-alta definição no Brasil, fora dos serviços sob demanda.
Apesar de os televisores em 4K estarem na entrada das lojas de eletrônicos, as vendas no Brasil ainda são pequenas. Elas representam cerca de 3% do total de unidades comercializadas no País. Em valores, correspondem a 7% do mercado total, de acordo com a GFK.
Uma TV de ultra-alta definição pode ter tela LED, Quantum Dot ou Oled. Isso quer dizer que a qualidade da imagem de uma TV 4K pode variar de um aparelho para outro. "Temos tecnologias em nossas TVs de LED que as diferenciam das concorrentes", disse o gerente de Comunicação e Marketing da Sony Brasil, Marcelo Gonçalves.
A grande novidade da empresa é a Android TV, aparelho que roda o sistema operacional do Google, o mesmo usado nos celulares. Os desenvolvedores de aplicativos precisam adaptá-los para a televisão, mas, segundo Gonçalves, essa adaptação é simples.
A nova linha de televisores da Samsung usa a tecnologia Quantum Dot. "Existem ganho de imagem em relação ao LED", disse o gerente de Produtos da Samsung, João Paulo Rezende. "A intensidade do brilho é até duas vezes e meia a do LED. O modelo de painéis de nanocristais (Quantum Dot) tem 64 vezes mais cores."
Segundo Rezende, a Samsung resolveu retirar o Oled do mercado brasileiro porque a tecnologia ainda não está pronta para ser usada em TVs. "Principalmente por causa da durabilidade", explicou. "Ela tem um terço da vida útil da TV de LED. Os pixels (pontos) começam a apagar."
De acordo com a LG, esse problema já foi resolvido. "Por meio de uma tecnologia proprietária, conseguimos produzir Oled com durabilidade nos mesmos padrões das TVs convencionais", informou a companhia.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria