Geral
23/09/2015 12:43 - Dia da Criança será termômetro do Natal
Nem o apelo sentimental da data será capaz de fazer com que o comércio tenha crescimento no período. Dólar alto e consumidor receoso sinalizam ainda queda no tíquete médio do presente
São Paulo - A contenção de gastos, o menor tíquete de compras e os altos preços dos brinquedos são combinações perigosas que devem fazer com que o Dia da Criança seja mais uma data decepcionante no comércio.
Considerada o termômetro antes do Natal, a venda no período definirá se será necessário repor estoques ou se os varejistas vão trabalhar com as sobras. "Os varejistas não estão conseguindo organizar os estoques e, como a perspectiva é de queda nas vendas para a data, eles provavelmente não vão se reabastecer para o final do ano", explicou o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Vitor França.
Nesse cenário, as ações promocionais podem ser medidas assertivas para atrair o consumidor. "Eles vão fugir dos eletrônicos e procurar os brinquedos mais baratos, logo, quem tiver bons preços e promover liquidações pode ser que tenha uma venda melhor", explicou França.
Cautela
Na Alo Bebê, a expectativa é cautelosa, já que os consumidores estão pensando duas vezes antes de comprar. "Nossa expectativa é de crescer 3% nesse Dia da Criança", afirmou ao DCI o diretor de marketing da rede, Milton Bueno. O executivo afirmou ainda que as mães de primeira viagem tentam comprar os melhores produtos, mas com a alta dos preços, os itens de menor valor agregado serão os destaques na operação da rede. "Elas pensam mais se vale comprar ou não. Se aquilo é realmente necessário", conclui ele.
Na rede PBKids e Ri Happy as expectativas estão positivas. A empresa afirmou que ampliou o estoque para a data e que prevê vendas positivas no período. "A expectativa do grupo é de aumento nas vendas de 8%", informou em nota. Ainda segundo a empresa, para a data, a Ri Happy apostou em parceria exclusiva com a Candide, fornecedora da Our Generation - linha de bonecas inéditas. O Dino Zoomer, produto exclusivo da rede Ri Happy e PBKids, também será uma grande aposta para data, afirmou a varejista.
Na licenciadora Sunny Brinquedos, a combinação de produtos de alto giro como os da marca Frozen, Patrulha Canina, Playmobil, entre outros fará com que a empresa tenha entre 8% a 10% de crescimento neste Dia da Criança, conforme afirmou a diretora de marketing da importadora e licenciadora, Sharon Czitrom. "Boa parte dos varejistas antecipou a compra de alguns itens e, se tiverem vendas maiores do que o previsto, não terão reposição no Dia da Criança", diz.
Para a executiva, mesmo com o câmbio a pressionar o valor dos licenciados, não houve repasse de preços ainda, mas, como o bolso do consumidor está mais apertado, ela estima que o tíquete médio do presente tenha ligeira queda este ano. "Os varejistas sinalizaram a queda do tíquete médio de compras e temos que administrar bem o que compramos e a precificação dos produtos para que não seja o Dia da Criança da lembrancinha", afirmou Sharon.
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria