Geral
23/09/2015 12:34 - Retração no consumo já impacta fornecedor da indústria de refrigeração
São Paulo - Os fornecedores da indústria de refrigeração começaram a perceber o impacto da desaceleração das vendas na ponta da cadeia e já adotam medidas para tentar mitigar a retração no volume de encomendas.
A estimativa da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) é que o mercado registre alta de 2% este ano, após avançar 8% em 2014. "No ano passado, houve um crescimento além do normal, agora o mercado está se readequando", diz o presidente da Abrava, Wadi Tadeu Neaime.
Na gigante mundial dos compressores Embraco, a alternativa para manter os ganhos tem sido contrabalançar a desaceleração nas vendas em alguns países com ganhos em outros. "Não temos previsão fechada para o ano, mas o Brasil mostra tendência de retração", diz o diretor de marketing da empresa, Márcio Schissatti.
Na Full Gauge Controls, a queda nas encomendas de controladores de temperatura tem sido compensada pela abertura de novos mercados. "Crescemos com a ampliação da carteira de clientes. Isso ajuda a anular o impacto negativo do menor volume em pedidos individuais", revela o diretor comercial da empresa, Antonio Gobbi.
A exportação também tem contribuído para assegurar os ganhos da fabricante de produtos para refrigeração. De janeiro a agosto as vendas para outros países cresceram 10% e já respondem por metade da produção da empresa. "Nesse ritmo, esperamos fechar o ano com faturamento 12% maior. Em volume, a alta segue a mesma proporção", diz.
Já a norte-americana Heatcraft mira na expansão em volume de componentes para refrigeração para driblar a alta nos custos e manter a rentabilidade. O lançamento de produtos também faz parte da estratégia para ampliar vendas. "A crise hídrica e energética nos beneficia, porque a demanda por produtos com maior eficiência energética - nosso ponto forte - aumenta", afirma o gerente de produto da fabricante, Gustavo Moreira. Este ano, a empresa espera avançar até 8% em volume.
Fusão
Na contramão do mercado, que tem mostrado cautela quanto aos investimentos, o grupo sueco Systemair, que trabalha com ventilação e tratamento de ar, oficializou ontem a aquisição de 75% da fabricante brasileira Traydus Climatização. "A fusão era a melhor maneira de continuar crescendo no País", diz o diretor comercial da empresa resultante da união, Ricardo Facuri. Ele explica que, mesmo que a demanda continue enfraquecida em 2016, a empresa planeja crescer.
O diretor mundial de vendas da Systemair, Olle Glassel, destaca que a companhia está confiante no longo prazo. "Esperamos encontrar novas aplicações para os produtos da Traydus", ressalta ele.
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria