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22/09/2015 13:02 - CDL prevê alta de 0,37% nas vendas para o Dia das Crianças
Diante do quadro recessivo do País, a assistente administrativa Rosângela Reis já planejou comemorar o Dia das Crianças, em 12 de outubro, de maneira econômica. Comprou cupons promocionais em site de vendas para jogar boliche com os dois filhos, Bruno e Ana Clara. Além disso, dará R$ 50 para cada um comprar uma lembrancinha. E a previsão de vendas para a data na capital mineira é de pequena alta de 0,37% em relação a 2014, com injeção de R$ 2,25 bilhões no comércio. A projeção foi divulgada ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
Já na comparação do Dia das Crianças de 2014 com 2013, o crescimento foi de 1,32%, somando R$ 2,24 bilhões em vendas. Para o vice-presidente da CDL/BH Davidson Cardoso, apesar da previsão de vendas para 12 de outubro deste ano ser de apenas 0,37%, é algo positivo, em função das crises econômica e política que o Brasil enfrenta.
"O comércio tem apresentado tendência de queda nas vendas, inclusive nas datas comemorativas, como foram os dias das Mães e dos Namorados. Então, essa expectativa surpreendeu, pois não foi negativa", avaliou.
Segundo Cardoso, o valor do tíquete-médio de compras para o Dia das Crianças deve ficar entre R$ 80 e R$ 100. Na opinião do vice-presidente da CDL/BH, as vendas da data darão fôlego aos lojistas, que têm sofrido os impactos do cenário turbulento.
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Despesas - "As empresas não têm investido, em função de diversos fatores, como inflação, juros altos, carga tributária elevada. Então, os lojistas têm segurado as despesas e não estão tão otimistas em relação ao futuro dos negócios". Ele acrescentou que no ranking das vendas, tradicionalmente os brinquedos lideram o primeiro lugar, seguidos por roupas.
Em meio ao mercado desaquecido e a cautela por parte dos consumidores em fazer novas dívidas, Cardoso explica que o Dia das Crianças tem apelo emocional. "Os pais não deixam de presentear, mesmo que sejam produtos com menor valor", ressaltou.
A dica da CDL-BH para os empresários fazerem bons negócios no dia 12 de outubro é organizar com bastante antecedência, planejar ações e estratégias que levem em consideração o apelo do consumidor. A criatividade também é fundamental, além de investimentos em decorações temáticas que despertem atenção da garotada.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG
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