Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

09/09/2015 11:35 - Novas opções de big data cabem no bolso de varejistas

Ferramentas de big data mais acessíveis e ajustadas às pequenas operações são trunfos das empresas de TI que buscam um consumidor empresarial com poder de investimento menor. Dessa forma, utilizar os dados gerados a partir da experiência do cliente na web - e agora até mesmo fora dela - ganha novos adeptos, sobretudo no varejo.

De acordo com um levantamento realizado pela consultoria Frost & Sullivan, atualmente apenas 10% das empresas brasileiras utilizam ferramentas de big data no cotidiano. Ainda assim, cada vez mais gestores estão cientes das vantagens que a utilização correta do material coletado pode ocasionar - o mesmo estudo afirma que 34% das companhias pretendem contratar uma ferramenta do gênero.

No caso da fornecedora de tecnologia MicroStrategy, essa demanda já começou a ser sentida. "Todo o mercado, de alguma forma, está analisando business analytics [análise de negócios, em tradução livre, ou BI]", afirmou a presidente da empresa no Brasil, Cynthia Bianco, destacando a demanda de seguradoras e agências de viagens. É o comércio, porém, quem puxa a procura. "É um setor mais competitivo e sensível à questões de estoque", lembra a executiva. Entre os préstimos muito demandados está a obtenção de dados sobre preços de competidores para base de comparação.

Cynthia conta que o acesso aos pequenos lojistas foi facilitado depois que a empresa lançou uma versão atualizada de seu software - a MicroStrategy 10 Secure Entreprise - que dispensa a utilização de servidor. "Tivemos de reescrevê-lo para que a pequena pudesse instalar em seus próprios computadores", conta a presidente da empresa. A facilidade permitiu que departamentos isolados e até mesmo empreendedores individuais tivessem acesso às facilidades do serviço. "Se as operações crescerem, ele pode simplesmente migrar [para uma solução mais robusta]", explica Cynthia.

Até o momento, é a procura de clientes menores que tem sustentado as operações. "Se as vendas enormes
não estão acontecendo, temos muitas pequenas e médias para compensar", afirmou a executiva.

As redes sociais e os registros de utilização da web catalogados pelos navegadores são as principais fontes de dados que alimentam as ferramentas de BI utilizadas pelo comércio e pelos negócios em geral. Para a FX Flow Intelligence, contudo, a "vida real" não deve ser desconsiderada pelas ferramentas de business analytics.

A empresa nasceu de um investimento de R$ 8,5 milhões realizado pelo grupo de investimentos HiPartners Capital & Work; o objetivo, trazer a inovação do big data para o ambiente físico. Mesmo criada este ano, a empresa já atende a clientes como as redes Marisa e Multicoisas. O CEO da empresa, Marcelo Tavares, conta que a ferramenta funciona através de um dispositivo chamado peek computer, um microcomputador que monitora a dinâmica do consumidor dentro da loja.

Cada dispositivo custa R$ 299. "É um novo modelo de gestão que cabe no bolso de qualquer varejista", afirma Tavares, lembrando que, no caso de uma loja menor, apenas um peek computer já é capaz de dar conta do recado Entre as fontes de dados do sistema está a relação entre fluxo de clientes com variáveis como arrumação da vitrine, trânsito e até mesmo clima. Também são indexados dados sobre conversão de vendas por funcionário e quais sessões da loja atraem mais clientes. "O varejista não pode ficar contabilizando o que já passou", afirmou Tavares. "A análise off-line permite que ele entenda o que está acontecendo em sua loja em tempo real."





Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>