Geral
04/09/2015 09:48 - Fim da Lei do Bem deve afetar venda de smartphones
O fim da Lei do Bem, que reduzia a carga tributária para a venda de aparelhos como tablets, computadores e smartphones, deve afetar o mercado como um todo, incluindo a Telefônica/Vivo, no entanto, a empresa continua confiante na comercialização de serviços móveis, afirmou o Chief Revenue Officer, Christian Gebara.
"Estamos vendo algumas alternativas, como Vivo Renova, que foi lançado há um ano, em que o cliente entrega um aparelho antigo e deduz um valor na compra de um aparelho novo", afirmou. "Vamos procurar minimizar maneiras para reduzir o impacto no bolso do cliente", acrescentou.
Segundo o executivo, o número de usuários que compram o primeiro smartphone pode ser afetado pelo fim da Lei do Bem. Além disso, é possível que os consumidores atrasem uma futura troca por conta do aumento de preços dos aparelhos, mas "ainda é difícil prever o impacto".
O executivo ressaltou, no entanto, que a venda de serviços da companhia não depende da sua comercialização de smartphones. "A Vivo vai continuar a venda de serviços de pré-pago e pós-pago com base em aparelhos comprados em nossas lojas ou em outros canais", acrescentou.
A receita de dados e de serviços de valor agregado (SVA) deve crescer em 2015 em volume e representatividade sobre a receita líquida de serviço móvel da Telefônica Brasil, afirmou Gebara. O executivo negou que os aplicativos e SVAs da companhia não foram feitos para enfrentar programas Over The Top (OTT), como WhatsApp e Facebook.
"O crescimento tem sido muito robusto e acreditamos na contínua expansão. Todos os planos da companhia hoje trazem dados", afirmou o executivo. Gebara afirmou que a receita de SVA deve avançar a um ritmo de dois dígitos na comparação entre 2014 e 2015, mas não é possível dizer que o ganho será de mais de 40% como se observou entre 2013 e 2014. "A base está crescendo e, por isso, o percentual pode ser menor", acrescentou.
Dados - A receita de dados e SVA registrou um crescimento de 33,5% no segundo trimestre na comparação com igual período do ano passado, a maior alta dos últimos três anos. No trimestre, a receita de dados e SVA aumentou sua representatividade sobre a receita líquida de serviço móvel para 46,1%, um avanço de 9,6 pontos porcentuais na base anual.
Atualmente, a Telefônica Brasil oferece cerca de 80 serviços de valor agregado (SVA) aos seus clientes, abordando desde saúde e bem-estar até o aprendizado de idiomas, gestão profissional e leitura em geral. São aproximadamente 42 milhões de clientes ativos. No segundo trimestre, a receita de SVAs cresceu 20,2%, totalizando R$ 481,3 milhões. A participação da categoria no segundo trimestre ficou em aproximadamente 8,3% da receita líquida de serviço móvel.
Para Gebara os SVAs são uma realidade para a Telefônica Brasil. "Somos uma telco digital e queremos dar conexão e experiência completa ao cliente. Além de dados, voz e SMS, buscamos dar mais experiências na relação com a Vivo", acrescentou o executivo.
Aplicativos - Os comentários foram feitos durante apresentação à imprensa de dois novos produtos de SVA: Vivo Meu Negócio e Vivo Meu Show. Ambos os aplicativos buscam atender à tendência observada pela empresa em outros países, que é o desejo de participação e interação dos usuários.
No primeiro programa, de empreendedorismo, o usuário recebe dicas e pode criar um projeto corporativo, que será votado pelo público e julgado pelo empresário Roberto Justus. Já no segundo, voltado para o mundo artístico, o cliente ouve sugestões de famosos e pode publicar suas expressões artísticas, que também serão votadas pelo público. Os vencedores em ambos as iniciativas podem receber prêmios.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria