Geral
02/09/2015 10:12 - Crise reduz intenção dos paulistanos de contrair dívidas, afirma Fecomercio-SP
Com a intensificação das restrições bancárias e a piora do mercado de trabalho, aumentou o porcentual de paulistanos que não pretendem contrair dívidas nos próximos meses, que passou de 86% em agosto do ano passado para 91% em agosto deste ano. Os dados são da Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).
Com isso, somente 8,2% dos consumidores de São Paulo planejam contrair dívidas nos próximos meses, a menor fatia da série histórica, que teve início em 2012. Em julho, a taxa era de 8,3%. "As condições ruins de emprego, renda e inflação tendem a forçar as famílias a reverem planos de aquisições, além de reduzirem o orçamento corrente dos lares", explica a assessoria econômica da Fecomercio-SP.
Os dados levaram o Índice de Intenção de Financiamento dos consumidores paulistanos a registrar queda de 5,7% na comparação com julho e atingir 17,3 pontos em agosto, mantendo-se abaixo da média histórica de 23,8 pontos. Contra agosto do ano passado, o recuo do índice é de 29,8%.
Por outro lado, a entidade diz que será pouco provável que as famílias escapem da busca por crédito no sistema financeiro, dado o desafio cada vez maior de equilibrar o orçamento doméstico diante da conjuntura adversa. "Haverá aumento na procura de recursos devido à clara situação de deterioração financeira", afirma.
Ainda segundo a entidade, a crise econômica também vem fazendo com que muitos consumidores resgatem recursos de aplicações com o objetivo de fazer frente ao aumento das despesas. Entre agosto de 2014 e agosto de 2015 houve queda de 46,2% para 39% na proporção de clientes que diziam ter algum tipo de aplicação. Sete entre 10 paulistanos com aplicações, por sua vez, ainda apostam na poupança, que permanece como a primeira opção das famílias que possuem aplicações, com 69,5%.
Veículo: Jornal Estado de Minas - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria