Geral
24/08/2015 10:38 - Baixa produtividade reduz lucro das fabricantes de remédios
São Paulo - A indústria farmacêutica é um dos setores que mais investem em inovação de produtos no País, mas tem perdido lucro com a baixa produtividade, de acordo com o estudo Benchmarking Competitividade Operacional (BCO Farma).
O levantamento, produzido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGO), mostra que as farmacêuticas instaladas no mercado brasileiro foram beneficiadas por fatores que estimularam a demanda de remédios nos últimos anos.
"O aumento da população e a mobilidade socioeconômica, com o aumento das classes B e C, foram dois fatores que ajudam a explicar o crescimento do setor no período", comenta o presidente do IBGO, Fabio Bussinger.
Um dos principais problemas do setor, conforme ele, é ter concentrado investimentos e políticas de gestão no ganho de market share nos últimos anos. "Os executivos dessa geração olham muito para o ganho de participação em um segmento que tem concorrência grande, mas não consideram a produtividade como um fator importante", ressalta ele.
O reflexo dessa disparidade na estratégia das indústrias do setor aparece no desempenho financeiro. Segundo Bussinger, ao observar rankings de maiores farmacêuticas com operação no País, entre 2014 e 2015 a margem de lucro vem caindo. "Essa redução é resultado da queda do preço médio dos medicamentos, mesmo com a alta no volume de vendas", explica.
Para manter o crescimento do setor, o consultor afirma que as fabricantes precisam adotar metas agressivas de produtividade, incluindo a redução de custos. "Não teremos mais a junção dos dois fatores [aumento da população e mobilidade socioeconômica], que até então ajudaram o setor."
Bussinger citou, durante a apresentação do estudo na última semana, que as empresas podem ampliar de 12% a 15% da capacidade produtiva ao adotar processos para medir e acompanhar produtividade.
Nos próximos anos, entretanto, as pesquisas usadas pelo BCO Farma como referência indicam que os executivos continuam focados no lançamento de produtos e melhora de portfólio, sem temas como produtividade e gestão aparecendo em destaque.
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria