Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

18/08/2015 12:48 - População muda hábito para manter o consumo

                                     Consumidores buscam benefícios em cupons e nos programas de fidelidade

 


São Paulo - O momento econômico tem feito com que o consumidor busque saídas diferenciadas para manter seu consumo. A utilização de ferramentas de pesquisas de comparação de preços, a busca por promoções, o uso de cupons de descontos e de programas de fidelidade são novos hábitos.

"O brasileiro está mudando de forma rápida os hábitos de consumo. Hoje, os sites comparadores de preço têm um papel gigantesco na hora da compra", afirmou o diretor de planejamento da agência nova/sb, Sérgio Silva.

Estudo realizado pela empresa apontou que 40% dos consumidores já fazem pesquisa de preço para compras rotineiras. "Ele não pode errar. Se escolher a marca errada de arroz, por exemplo, ele fará sua família ter que comer aquilo o mês inteiro."

A internet, segundo o estudo, é o local de pesquisa de preços mais utilizado e prática feita por 56% das pessoas. Enquanto isso, 53% prefere visitar diferentes lojas físicas para selecionar o melhor produto que será adquirido. "Nós os definimos como smart buyers. Eles estão mais espertos e usando todas as ferramentas para fazer o melhor negócio", enfatizou.

Para o diretor da nova/sb, tais sinais emitidos pelos consumidores devem servir de alerta aos varejistas. "Para se adaptar a essa nova realidade, os empresários devem entender o que seus consumidores querem. Mais do que ter preços atrativos nas lojas, eles devem ter opções on-line para mostrar que a compra será vantajosa em sua marca. Cupons de desconto e programas de fidelidade estão entre as iniciativas", disse Silva.

Fidelidade

Os programas de fidelidade estão realmente caindo no gosto do consumidor. Tanto que o programa Pão de Açúcar Mais, do Grupo Pão de Açúcar (GPA) será reposicionado em outubro. "Vamos informar aos participantes do Mais os pontos existentes no programa quando o cliente estiver no caixa", afirmou ao DCI o gerente de fidelidade e CRM do GPA, Renato Camargo. Hoje, o consumidor tem que entrar no site para saber os pontos.

Para Camargo, com o novo sistema, ele não irá esquecer as vantagens de estar cadastrado. "Não queremos que os pontos expirem. Queremos o engajamento e a participação dos consumidores. Eles têm de saber o quanto é vantajoso participar". O resgate automático já acontece no Clube Extra. E a estratégia para aumentar a base de cadastrados no Mais será fazer ofertas apenas aos consumidores participantes. "Pode parecer que vamos afastar o consumidor, mas não vamos. Com isso, provaremos as vantagens de ter o programa de fidelidade". A perspectiva é que desta maneira o GPA tenha 15% a mais de clientes cadastrados. Hoje são 3,5 milhões de participantes Mais, além de 5,5 milhões no Clube Extra.

Cupons de desconto

Os cupons de desconto também têm chamado a atenção dos clientes. Segundo a CEO do CupoNation, Maria Fernanda de Azevedo Antunes, houve crescimento superior a 40% nas visitas ao site. "E não foi só isso. Hoje temos mais de 5 mil ofertas simultâneas no site. Em janeiro esse úmero era cerca de 4.500", explicou ela.

Para Maria, mais do que alavancar as vendas, o cupom é uma poderosa ferramenta de marketing. "Você consegue ter uma maior visibilidade no mercado on-line", disse. Ela acredita que o momento econômico fará o CupoNation dobrar de tamanho até o final do ano. "Essa projeção ainda é moderada", concluiu.

O crescimento na procura de descontos por meio de cupons foi apontado também pelo CBO do Meucupon.com, Vitor Soares. "A busca tem sido maior desde o começo do ano. Esse incremento veio também, devido ao maior número de anunciantes". Grandes players como Dafiti e Ricardo Eletro.com já aderiram aos cupons, e segundo Soares as categorias mais procuradas são as de maior valor agregado. "Os consumidores buscam eletroeletrônicos e telefonia", explicou. Criada há quase seis meses, o Meucupom afirma ter uma taxa de conversão de vendas de 50%, atualmente.



Veículo: Jornal DCI



Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>