Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

12/08/2015 12:37 - Whirlpool usa intercâmbio para atrair novos talentos

São Paulo - Cada vez mais as empresas investem nos programas de treinamento para atrair novos talentos. Mas a Whirlpool foi ainda mais longe e incluiu até um intercâmbio internacional no pacote. No novo modelo, os participantes que mais se destacam durante o programa são enviados para uma das unidades da gigante mundial dos eletrodomésticos fora do País.

A seleção para o chamado Summer Job, intercâmbio no qual os jovens ficam três meses em uma das fábricas da dona das marcas Brastemp e Consul no Brasil, é feita com base no desempenho ao longo do trainee no País, afirma a diretora de recursos humanos da Whirlpool, Andrea Clemente.

"Essa é uma seleção bem criteriosa, pois enviamos apenas os jovens que realmente se destacam", diz ela. O número de participantes enviados para o summer job varia de um a três por ano, enquanto o programa de trainee recebe de 15 a 30 participantes todo ano.

"O programa é flexível e, por isso, o número de aprovados varia, porque não queremos deixar talentos de fora", conta.

Andrea explica que o summer job funciona como um estímulo para os participantes, além de complementar a formação dos jovens que têm emprego garantido ao voltar para o País. "Muitos dos jovens que passam pelo programa de trainee são incorporados ao quadro de funcionários da companhia. Esse é o principal objetivo, formar futuros líderes da Whirlpool. No caso dos enviados para o summer job, quando eles retornam já têm uma área para a qual serão destinados", detalha a diretora.

A escolha dos jovens enviados para o intercâmbio é feita por um grupo de gestores, durante o processo de avaliação final dos trainees.

Os projetos desenvolvidos pelos jovens nos dois anos de duração do programa são parte importante dessa avaliação. De acordo com a executiva, ao ingressar na companhia, cada participante recebe um projeto individual para trabalhar.

O exemplo mais recente foi um projeto desenvolvido por uma trainee em 2010. A iniciativa resultou no lançamento de uma máquina de bebida multifuncional, que produz dez tipos diferentes de bebidas.

A diretora de recursos humanos explica, porém, que os projetos não são criados pelos próprios jovens. "Os funcionários da Whirlpool sugerem as ideias, que são destinadas aos jovens para desenvolvimento, mas os trainees sempre têm abertura para trazer novas propostas", comenta.

A executiva lembra que, nos últimos anos, o formato do programa passou por alterações, para atender as necessidades da companhia e acompanhar a mudança no perfil dos jovens. A maior procura por oportunidades fora do País está entre as principais mudanças observadas por ela.

Diferencial

"Percebemos que os jovens valorizam cada vez mais a experiência internacional e procuram companhias que oferecem chances fora do Brasil", diz.

A preocupação com as iniciativas de sustentabilidade da empresa e o impacto social das ações também cresceu bastante nos últimos cinco anos.

"Temos visto o aumento dos os jovens que buscam um propósito na companhia e nós queremos pessoas que se identifiquem com a nossa cultura. Por isso, intensificamos ações de desenvolvimento de talentos, retorno sobre o trabalho executado e reconhecimento de resultados", detalha Andrea.

A presidente da Cia de Talentos, Sofia Esteves, destaca que o principal diferencial do programa da Whirlpool é a capacidade de adaptação às mudanças do mercado de trabalho. "Estruturamos o programa de trainee há 12 anos e há três anos retomamos a parceria de seleção. A diferença é que hoje está claro que a companhia tem muito mais experiência sobre o que funciona e percebeu a importância de adaptar constantemente o programa. O cuidado com a imagem institucional frente a esses jovens também ajuda muito a atrair os melhores talentos", avalia.



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>