Geral
11/08/2015 10:10 - Vendas no Dia dos Pais têm queda de 5,1%
Cenário ruim para o comércio deve continuar durante as próximas datas comemorativas
As vendas do varejo na semana do Dia dos Pais tiveram a primeira queda anual desde que o indicador foi criado, em 2005, informou nesta segunda-feira (10) a empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian.
Segundo a companhia, as vendas no período caíram 5,1% entre os dia 3 e 9 sobre um ano antes. Considerando somente o fim de semana, de 7 a 9 de agosto deste ano, houve queda de 1,4% na comparação com o fim de semana equivalente do ano anterior (8 a 10).
"A crise econômica que o país atravessa, marcada pela alta da inflação e dos juros no crediário, pelo aumento do desemprego e pela queda da confiança dos consumidores, afetou negativamente o desempenho do varejo neste Dia dos Pais", afirmou a Serasa em comunicado.
Na cidade de São Paulo, as vendas na semana do Dia dos Pais caíram 4,7% ante semana equivalente no ano passado. Já no fim de semana, a baixa foi de 3,9% na mesma base de comparação.
PERSPECTIVAS
A FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) estima que o faturamento total no varejo tenha registrado baixa de 4,5% em relação a 2014 (descontada a inflação), ou aproximadamente R$ 1,8 bilhão a menos do que no ano passado.
"Além do cenário desfavorável, o Dia dos Pais não tem o mesmo apelo do Dia das Mães. O filho pode até comprar um presente mais barato, mas não deixa de presentear a mãe. Já o pai, dependendo da situação, corre o risco de não receber nada", diz o assessor econômico da FecomercioSP Vitor França.
O cenário ruim para o comércio deve continuar nas próximas datas comemorativas. "A venda de brinquedos no Dia da Criança também deve cair, e o Natal deve sofrer bastante, com o pior resultado desde 2003, pelo menos" afirma França.
Neste ano, o Dia das Mães, a Páscoa e o Dia dos Namorados já haviam decepcionado, mostrando que nem as datas comemorativas mais importantes no calendário dos comerciantes estão conseguindo contribuir para a aceleração do consumo.
Veículo: Jornal Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria