Geral
10/08/2015 09:04 - Nas gôndolas, molho de tomate e cerveja com preço de até R$ 39
Empresas investem na compra de marcas artesanais para atrair consumidor
O lançamento de produtos mais caros ganha força não só no Brasil, mas também em nações da Europa e nos Estados Unidos. Como parte desta estratégia, muitas companhias vêm acelerando o movimento de aquisições de marcas premium com prestígio entre os consumidores.— Com a crise, o consumidor se permite gastar mais na hora da refeição. Para economizar, muitas famílias estão consumindo mais em casa e isso se reflete nos supermercados — explicou Eduardo França, da ESPM Rio.
Nas gôndolas, não faltam exemplos. A Ambev, líder na venda de cervejas como Antarctica e Skol, investe em marcas especiais e artesanais. No portfólio, ganharam destaque Wäls e a Colorado, marcas adquiridas esse ano pela empresa. No exterior, a AB Inbev, dona da Ambev, comprou os rótulos Goose Island, Elysian Brewing e Scuttlebutt. Assim, as novidades — com ingredientes como pimenta e frutas secas — chegam a quase R$ 39, bem acima do preço médio de uma garrafa, na faixa de R$ 6.
A Bunge também decidiu dar um toque “culinário” a seus novos produtos. Mara Pezzotti, diretora de marketing de Alimentos & Ingredientes da empresa, cita o lançamento do molho de tomate Salsaretti Gourmet, com embalagem de vidro e maior quantidade de tomate, azeitonas e alcaparras. O preço? R$ 8,09, acima do R$ 1,99 da linha regular de sachê. Ela cita ainda lançamentos no segmento de margarinas, que ganharam toque “amanteigado”: — No momento de crise, o consumidor já faz tanta concessão. Na comida é onde pode ter mais prazer. Estamos trabalhando na reformulação de produtos.
EMPRESA CRIA UÍSQUE 15 ANOS
Até o segmento de destilados ajuda a endossar o movimento. A Pernod Ricard criou nova versão do seu uísque Chivas. A marca, conhecida pelas versões de 12, 18 e 25 anos, acaba de ganhar a versão de 15 anos. Rafael Souza, gerente de grupo da multinacional, diz que o novo produto conta com envelhecimento do blend (maltes) em barris de jerez (vinho típico da Espanha).— Ele custa R$ 159 e é mais caro que o de 12 anos, de R$ 120. Percebemos em nossas pesquisas que alguns consumidores podem reduzir o consumo, mas não trocam de marca — disse Souza.
E o iogurte? Um dos símbolos do Plano Real, o produto ganhou novas versões. A Danone reformulou a marca DanUP com novo design (que lembra embalagem de cafeteria americana) e sabores como vitamina de banana e limonada suíça. As mudanças fizeram o preço saltar para R$ 5, patamar semelhante ao de versões com maior volume.—As empresas viram que é preciso buscar alternativas — afirmou Jorge Bittencourt, professor do Ibmec/RJ.
A bióloga Raquel Negrão é do tipo que gosta de experimentar produtos diferentes. Por isso, disse ela, chega a optar por importados.— Às vezes, sinto que falta variedade — disse ela.
Luis Otávio Moura, gerente comercial da rede Pão de Açúcar, diz que os produtos premium continuam integrando as cestas de compras.— Criamos o projeto Boulangerie, ainda em fase piloto, onde trouxemos um especialista da França para desenvolver uma linha própria de pães artesanais com receitas francesas — adiantou ele.
Veículo: Jornal O Globo - RJ
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria