Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/08/2015 12:26 - Tíquete médio cai pela metade no Dia dos Pais

                                Pesquisas apontam que o brasileiro está menos disposto a adquirir presente para a data. O menor apelo sentimental faz com que o comércio aposte em promoções para não ter prejuízo



Assim como outras datas sazonais, as vendas para o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (9), serão tímidas para o varejo. A previsão é de queda de até 3% no volume. Com o presente, ou melhor, com a lembrancinha, o consumidor deverá ainda reduzir o gasto médio quase pela metade.

Segundo o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Vitor França, a rápida deteriorização do cenário econômico vai fazer com que muitos pais fiquem até sem presente no período. "Nós tivemos aumento no desemprego e uma queda acentuada no otimismo. A data ocorre em um período em que o varejista tem de ser mais criativo para chamar a atenção do cliente."

Para o economista, o baixo apelo emocional da data pode colaborar para uma queda muito maior nas vendas este ano, lembrando que o Dia das Mães também foi fraco este ano. A época é a quinta mais importante em vendas depois do Natal, Dia das Mães, Black Friday e Dia dos Namorados. "Desta maneira, para atrair o consumidor os varejistas estão com um número maior de promoções. Mas os presentes de menor valor agregado podem vir a ser a opção dos filhos. Isso se eles tiverem condições de gastar", explicou.

Economizando

Estudo realizado pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito - Boa Vista SCPC apontou que o tíquete médio de compra no período será de até R$ 112,40, valor 48% inferior ao do ano passado. Isso reforça a afirmação da sócia-proprietária da rede Beercode, Ketlyn Zim de que o presente será mais em conta este ano. "Percebemos uma migração do consumo para os produtos mais baratos. Estamos com projeções realistas para a data", apontou ela.

A executiva explicou que a migração levou a rede, que comercializa cervejas (nacionais, importadas e artesanais) a criar kits do mais simples ao mais sofisticado. "Assim conseguimos atender a demanda do mais variado público", disse.

Como a conjuntura econômica do País está conturbada e sua sede, no Rio Grande do Sul, passa por crise financeira, com atrasos em pagamentos de serviços públicos e outros, Ketlyn afirmou que a região sofrerá mais com a possível queda nas vendas. "Entramos recentemente em São Paulo e não sentimos arrefecimento muito grande nas vendas. Já no Rio Grande do Sul o movimento já é bem nítido", disse.

Contramão

Os segmentos de shoppings e e-commerces mostraram maior otimismo para as vendas no período. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) estima que o movimento tenham incremento de 5%. Na Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimava é de alta de 26%. "O e-commerce é um canal muito procurado na hora de escolher um presente. Hoje, 20% das compras são destinadas a presentear alguém e justamente por isso o canal leva mais vantagem perante as lojas físicas em datas sazonais", explicou o presidente da ABComm, Maurício Salvador.

Ainda segundo o presidente da entidade, a estimativa é de que o setor movimente R$ 1,73 bilhão na data, com 5,5 milhões de pedidos ao tíquete médio de R$ 315. "O fator comodidade, aliado a possibilidade de uma pesquisa mais profunda impulsiona as vendas no canal", falou.



Veículo: Jornal DCI





Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>