Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

31/07/2015 13:43 - Tíquete médio do Dia dos Pais deve chegar a R$ 105,67

O tíquete médio dos consumidores de Belo Horizonte, para o Dia dos Pais, deve alcançar R$ 105,67, valor superior ao registrado no ano passado que foi de R$ 103,47. O incremento se deve ao atual cenário econômico de aumento da inflação e das taxas de juros, o que significa que o consumidor vai adquirir os mesmos produtos com preços maiores. Os dados fazem parte do levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

A pesquisa também mostrou que a maior parte dos entrevistados deve evitar a contração de dívidas e, por isso, a preferência de 65,69% dos consumidores será o pagamento com dinheiro. As compras com cartão de débito devem ser adotadas por 13,49% das pessoas consultadas. O pagamento no cartão de crédito, em até três vezes, é a opção para 11,44% dos consumidores e a compra à vista no cartão de crédito, para 8,5%.

A situação desfavorável da economia e o maior comprometimento da renda familiar vêm interferindo na intenção de compra da maioria dos consumidores belo-horizontinos. De acordo com o levantamento da CDL, 52,33% dos entrevistados pretendem gastar menos em relação ao Dia dos Pais frente à data comemorativa de 2014. Para 27,33% dos entrevistados o consumo será igual ao do ano passado e outros 18,31% pretendem ampliar as compras.

Segundo os entrevistados, o menor consumo no Dia dos Pais se deve à inflação alta, que foi apontada por 34,3% das pessoas ouvidas pela CDL-BH, seguida pelo desemprego (25,29%) e os juros altos (22,67%).

Preço - Em ano de crise econômica e de aumento do desemprego, segundo 62,79% dos entrevistados, o item que será mais avaliado na hora de concretizar a compra é o preço. O segundo fator mais importante para os consumidores é a qualidade dos produtos (8,72%), seguido pela educação e cortesia dos funcionários (6,1%), promoções e sorteios (5,81%), ambiente agradável (4,65%), agilidade no atendimento (2,91%), marca do produto (2,62%) e segurança (2,62%).

Na hora de comprar o presente, 47,99% dos consumidores vão adquirir os produtos no comércio de rua. Segundo a pesquisa da CDL-BH, 30,5% dos entrevistados farão as compras na região onde moram. O hipercentro da capital mineira será a opção para 11,6% dos consumidores. Já outros 5,8% buscarão os centros comerciais. Os entrevistados que irão comprar em shopping centers totalizaram 28,8%. A internet será a opção para 3,8% dos consumidores ouvidos pela CDL-BH.

Assim como em anos anteriores, a maior parte dos consumidores, 33,64%, tem a intenção de presentear com artigos do vestuário. Em seguida vêm os calçados (24,57%), perfumes e cosméticos (18,14%), eletrônicos, celulares e eletrodomésticos (6,2%), ferramentas (4,13%), CD e DVD (2,53%), material esportivo e camisa de time (2,41%) e artigos diversos, que incluem acessórios de carro, kit churrasco e pescaria, livros e bebidas (8,38%).

A pesquisa da CDL-BH também identificou que a maioria dos consumidores (52,16%) além de presentear, também irá fazer algo especial do Dia dos Pais. As comemorações mais citadas foram o almoço em casa (30,65%), almoço em restaurante (12,1%), jantar fora (2,96%), churrasco em casa (2,15%), jantar em casa (1,61%), viagem (1,08%) e outras comemorações (1,61%).



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>