Geral
30/07/2015 12:36 - Ganhos de eficiência podem ajudar a reverter perdas com queda de venda
Redes como Óticas Carol, Minimercado Extra e Giraffas têm investido em treinamento e tecnologia como ferramentas para alcançar melhores resultados nas operações no comércio
Em meio a um cenário econômico fraco, que resultou na queda nas vendas do varejo de modo geral, revisar processos para torná-los eficientes é a máxima apontada por especialistas do setor.Na opinião do CFO da rede de franquia Óticas Carol, Givaldo Marino, investir em treinamento e em tecnologia pode ser ferramentas importantes para alcançar melhores resultados nas operações no comércio.
Segundo Marinho, as lojas da Óticas Carol reduziram de um dia para duas horas o processo de inventário das unidades da rede. A bandeira conta com 300 franqueados e de acordo com o CFO, os empresários têm nível diferenciado de gestão. "O termo eficiência precisa estar no DNA da companhia. Se o empresário tem na empresa propósitos e processos claros, isso traz eficiência para toda a companhia", destacou. Controlar processos de gestão no estoque e negociar com parceiros são passos que aumentam o grau de eficácia das empresas, afirmou.
Multitarefas
Outro exemplo de eficiência foi apontado pelo diretor executivo de proximidade do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Renato Giarola. Ele disse que nas lojas das bandeiras Minimercado Extra e o Minuto Pão de Açúcar, os funcionários são orientados a ter ações multitarefas. "Nas lojas de proximidade, os funcionários fazem um pouco de tudo", ressaltou Giarola.
O executivo conta que para que a loja funcione e apresente resultados satisfatórios, a companhia adotou horários e processos bem definidos. "Mas isso não seria possível se não tivéssemos um sistema", acrescentou, explicado que a empresa conta com software para gerenciar suprimentos, processos administrativos e ainda realiza com gestores revisões semanais de todos os procedimentos.
As lojas de proximidade possuem até 400 metros quadrados e podem, ou não, ter estacionamento. A bandeira Minimercado Extra conta com até 15 funcionários por unidade, possui 260 lojas e foi criada em 2008. As unidades estão concentradas no Estado de São Paulo e em Recife (PE). Já a rede Minuto Pão de Açúcar, criada em junho de 2014, tem foco no público A e B e hoje são 30 operações neste perfil.
Diferentemente da rede Minimercado Extra, a Minuto Pão de Açúcar tem até 25 funcionários e oferece serviços de padaria e sommelier para vinhos e queijos. As unidades estão concentradas na capital paulista, mas a rede dispõe de lojas em Campinas (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP) e duas em Recife (PE).
Engajamento
Engajar os colaboradores seria um outro pilar no processo de aumentar a eficácia das lojas. Entretanto, o Brasil ainda se mostra deficiente de um controle de produtividade de funcionários por hora, fato muito comum nos Estados Unidos. É a opinião do presidente da rede de franquias de restaurantes Giraffas, Alexandre Guerra.
Para ele, o primeiro ponto-chave do sucesso em um negócio é o treinamento. "O Giraffas treina 10 mil pessoas por ano", ressalta, ao contar que a bandeira conta com 400 unidades espalhadas pelo País, além de 10 unidades nos Estados Unidos, sendo seis lojas próprias e quatro franqueadas.
O diretor do GPA concorda com Guerra a respeito de adotar um treinamento capaz de gerar resultados. Ele destaca, porém, que para conseguir resultados e diminuir a rotatividade (turnover), é essencial investir em um ambiente eficaz. "É necessário revisar os processos e conhecer os indicadores. E ainda contar com a experiência de funcionários mais antigos para passar algumas informações aos recém- contratados", destaca.
Indicadores
Conforme o CFO da Óticas Carol, a empresa conta com indicadores para nortear as operações e isso tem dado certo. Um deles é saber quantas peças são vendidas por cliente. "Nosso consumidor compra acessórios. Como temos óculos a preços baixos, então temos de vender mais", destacou Givaldo Marinho. Outro ponto importante é fazer com que o cliente interessado só em óculos de grau leve o de sol.
Para o Financial Management na América do Sul-KPMG no Brasil, Sérgio Bento, ficar atento a indicadores não é regra a ser aplicada a todos os modelos de negócios. "Temos uma série de canais que reduzem o custo e aumentam a rentabilidade da companhia. É essencial verificar a capacidade de crescimento, sortimento de produtos e ainda ter um cadastro atualizado de clientes".
Bento ressalta que atacar todas as áreas da empresa ao mesmo tempo não é possível. Mas o empresário pode rever operações como frete. "É importante verificar se manter uma operação de frete próprio é viável". Bento disse ainda que é necessário ver o volume de produtos transportados - se ele se mantem ou diminui.
O assunto foi um dos mais debatidos durante a 5ª edição do congresso Brazilian Retail Week. Organizado pelo Grupo Padrão, o evento foi realizado na cidade de São Paulo, onde eram aguardados cerca de três mil congressistas, além de 150 palestrantes. O propósito do evento era apontar alguns novos caminhos para o mercado varejista.
Veículo: Jornal DCI
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