Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

29/07/2015 12:38 - Fazenda Santa Monica aposta no potencial de mercado do café especial

O mercado crescente para os cafés especiais e de qualidade diferenciada tem incentivado os investimentos na Fazenda Santa Monica, localizada em Machado, no Sul de Minas. Somente neste ano, a empresa investiu na abertura de um escritório em Miami e na comercialização de cápsulas de café. As medidas adotadas são consideradas fundamentais para expandir a atuação no mercado mundial, agregar valor ao produto e divulgar a qualidade do café brasileiro no mundo.

De acordo com o diretor do Café Gourmet Santa Monica e da Fazenda Santa Monica, Arthur Moscofian Júnior, a abertura do escritório em Miami é vista como estratégica para ampliar a comercialização em outros mercados. No País, que é o maior consumidor mundial de café, serão comercializados cafés torrado e verde, para filtro, em cápsulas e grãos para expresso.

"Estamos otimistas com a abertura do escritório em Miami. Com pouco tempo de funcionamento já conseguimos contratos e queremos ingressar também nas redes de atacado. Atuar nos Estados Unidos é o primeiro passo para entrar em outros mercados mundiais, como por exemplo o Canadá, Austrália e Japão, países que têm exigências sanitárias e agroecológicas tão severas como as dos EUA", ressalta.

A empresa também vem apostando no mercado de monodose, que além de agregar grande valor ao produto tem atraído cada vez mais os consumidores pela praticidade. As cápsulas de café são desenvolvidas com tecnologia que preservam as características do café, garantindo aos compradores um produto de qualidade. Compatíveis com a máquina Nespresso, o produto é comercializado em embalagens com 10 unidades.

"A monodose de café é uma das grandes tendências mundiais. Lançamos as cápsulas há duas semanas e vamos entregar, primeiramente, em supermercados e empórios de São Paulo. Nosso objetivo é expandir, gradualmente, a comercialização até atingir as principais capitais do País. Mas tudo dependerá da logística, que se não for bem pensada torna os custos muito elevados. Enviamos amostras do produto para os Estados Unidos, que tem grande demanda. O retorno dos clientes tem sido muito positivo", observa Moscofian.

Produção - Localizada a 1,2 mil metros de altitude, a propriedade em Machado tem 96 alqueires com 500 mil pés de café, onde são produzidos grãos 100% arábica das espécies novo mundo e catuai. A produção média anual gira em torno de 5 mil sacas de 60 quilos. Em 2015, devido à estiagem, a colheita será 10% menor.

De acordo com Moscofian, os investimentos em tecnologia e os cuidados aplicados no cafezal foram fundamentais para minimizar os efeitos da seca. Apesar da quebra de 10% no volume, a qualidade e a peneira dos grãos foram preservados.

A fazenda possui sistema de plantio sustentável com fertirrigação por gotejamento que aumenta a produtividade e garante um percentual de até 80% de grãos arábica com características gourmet. O sistema também contribui para o uso racional da água e da aplicação correta de insumos, que são distribuídos conforme a demanda de cada planta evitando a contaminação do meio ambiente e o uso excessivo.

"Apesar de o clima não ter sido muito favorável para a safra, conseguimos reduzir o impacto com a fertirrigação, com isso, estamos colhendo um café de qualidade superior e peneira alta. Do total produzido na Santa Monica comercializamos 70% no mercado nacional e 30% são exportados para Grécia, Estados Unidos e China", enfatiza Moscofian.

A entrada de um café de alta qualidade no mercado nacional é vista por Moscofian como promissora, já que o brasileiro vem valorizando a bebida diferenciada. "O consumidor, em períodos de crise, não pode perder um investimento, por isso ele paga mais por café de qualidade, sabendo que a bebida será diferenciada. O Brasil é o segundo maior consumidor de café, atrás apenas dos Estados Unidos, e o produtor que não investir na qualidade ficará fora do mercado. Se a bebida destinada ao mercado interno for de qualidade, o consumo será maior", avalia.



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>