Geral
20/07/2015 12:14 - Atualização é vital para marketing digital
Investir em serviços que atraem consumidor ao portal não é suficiente: para setor, integração de diferentes ferramentas e análise de dados são necessárias mesmo entre pequenas empresas
São Paulo - O grande número de opções em marketing digital que surgem diariamente obriga os empresários - sobretudo os pequenos, para quem os investimentos com a área pesam mais no orçamento - a redobrar a atenção na hora de contratar o serviço.
"Por muito tempo, a maioria das empresas fazia marketing seguindo um modelo composto de compra de anúncio e pouca mensuração de resultados", avalia o head of content da Resultados Digitais, André Siqueira. A empresa catarinense, que começou como uma startup, é especializada na prestação do serviço para PMEs.
"Hoje é necessária uma mudança radical, principalmente em relação à mentalidade de tentar 'empurrar o produto'. Isso funciona ainda menos na internet do que nas mídias tradicionais. Ao invés disso, deve-se tentar tornar o produto interessante e construir uma audiência", completa Siqueira.
Para tal, a Resultados Digitais aposta em um software - o RD Station - que integra as diferentes funcionalidades do marketing digital: desde a atração do consumidor para o ambiente virtual até a análise dos dados coletados a partir da navegação, passando por táticas de conversão, vendas e relacionamento com cliente nas redes sociais.
"Ao invés de apenas o produto, ofertamos também um conteúdo de valor. O retorno para o cliente fica muito mais claro", avalia Siqueira. A empresa ainda oferece conteúdo gratuito sobre marketing digital e empreendedorismo dentro de seu portal - uma forma de atrair novos consumidores utilizando seu próprio serviço, muito calcado na geração de conteúdo que atraia o clique.
Mercado aquecido
Segundo Siqueira, os efeitos da crise não chegaram a afetar as operações da empresa, que apresenta taxas de crescimento sólidas em 2015; o objetivo é dobrar o número de clientes (cerca de 2 mil) até o final do ano. Além disso, a Resultados Digitais recebeu um aporte de R$ 15 milhões oriundo de três fundos de investimentos, entre eles o Redpoint Eventures.
De acordo com levantamento da consultoria PwC, os bons ventos que envolvem as empresas de publicidade na web deve durar mais alguns anos: estima-se que o setor cresça em média 15,5% ao ano até 2019, quando US$ 3,4 bilhões devem ser investidos na modalidade apenas no Brasil.
O mercado aquecido fomenta a entrada de novos players - algo que pode ser prejudicial para quem procura o serviço. "O mercado está cheio de soluções que assediam o empresário", alerta o CEO da agência de marketing digital 4Buzz, Rodrigo Vanzan. "Muitas vezes a experiência acaba sendo frustrante porque os conceitos não foram trabalhados da maneira adequada", completa.
Segundo Vanzan, uma das saídas encontradas pelas empresas - sobretudo aquelas cujo modelo de negócios depende muito da internet, como e-commerces - é internalizar as funções em um novo departamento. No caso das pequenas, tomar a decisão é algo difícil, dado os custos envolvidos e a complexidade de alguns processos, como a análise de dados coletados (conhecido como business intelligence, ou simplesmente BI).
Na Resultados Digitais, o BI é oferecido junto com o software em alguns dos pacotes comercializados. "É algo que faz sentido depois que a empresa está em um nível mais alto de maturidade em marketing digital, mas ainda precisam de inteligência para chegar aos canais certos, melhorando as taxas de conversão", explica Siqueira.
Grandes
Para Vanzan, não são apenas as pequenas que encontram dificuldades na utilização das ferramentas disponíveis no mercado: mesmo gigantes como a alimentícia JBS, cliente da 4Buzz, precisam atualizar sua postura em marketing digital com frequência.
"Quando assumimos a conta da empresa, que é a maior do mundo no segmento, ela não possuía canais de relacionamento com o cliente nas redes sociais". De acordo com o CEO da agência, após a implementação do canal as menções de teor positivo sobre a empresa passaram de 19% para 79%.
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria