Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/07/2015 12:17 - Cepêra prevê fim de ano mais fraco

                                Fabricante espera queda de até 3% nas vendas de produtos de maior valor agregado este ano. Alimentos básicos devem compensar retração no volume


São Paulo - A Cepêra, fabricante de alimentos de médio porte, já trabalha com perspectiva de vendas mais fracas para os produtos de maior valor agregado no final do ano.

De acordo com o presidente da Cepêra, Décio Filho, a expectativa é que a venda desses itens tenha queda entre 2% e 3%, enquanto o volume vendido de produtos básicos deve avançar 8%."Produtos como aspargos e champignons tiveram uma pequena queda no volume [este ano]. Produtos básicos como molho de tomate e goiabada., porém, apresentaram crescimento. Já os produtos relacionados ao fim do ano como cerejas e figos em calda esperamos estabilidade. Se cair, será pouco", diz.

No ano, a empresa espera alta de 7% no volume de vendas, alavancado pelas vendas das categorias básicas.O executivo destaca que a marca sempre se posicionou como uma alternativa mais barata em relação às líderes de mercado, com preços em média 10% menores, e por isso evita ao máximo reajustes, para não perder competitividade."Esse posicionamento nos favorece mais em crises, quando a renda do consumidor está menor e ele procura alternativas para economizar", afirma.

Ele lembra, entretanto, que a Cepêra tem sofrido o impacto da desvalorização do real no custo com matéria-prima importada. Para garantir a rentabilidade, a empresa aumentou o percentual de repasse para a tabela de preços este ano. Tradicionalmente reajustada apenas em janeiro, com percentuais em torno de 5%, a tabela terá dois aumentos este ano.

O primeiro repasse ocorreu em fevereiro com elevação média de 9% nos preços. Com o segundo reajuste, previsto para esse mês, a tabela ficará em média 13% mais cara este ano."No segundo semestre, a alta nas tarifas de energia e o câmbio devem continuar pressionando os custos, mas não temos previsão de reajustar mais, para não perder espaço para a concorrência. Além disso, intensificamos as ações para reduzir custos na linha de produção", explica o executivo.

Embalagem

Segundo ele, apesar do posicionamento de preço ser parte importante da estratégia, a empresa segue investindo em produtos de maior valor agregado este ano."Criamos uma nova linha de condimentos, com os mesmos produtos, mas embalagens diferentes para trazer um portfólio de maior valor agregado ao varejo", cita. O objetivo da Cepêra é ganhar espaço no segmento de produtos premium, onde concorrentes como a Heinz já estão consolidadas."Vimos que a concorrência está maior este ano e por isso aumentamos investimentos em marketing para tornar a marca mais conhecida."

Décio Filho observa que, além da retração no consumo, o aumento da disputa pelo mercado regional é o principal fator que tem elevado a competição no setor."As fabricantes regionais conseguem preços melhores pela proximidade com os pontos de vendas e as grandes estão ampliando ações fora dos grandes centros para alavancar as vendas este ano", detalha.



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>