Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

10/07/2015 12:06 - Fabricantes de fraldas brigam por consumidor com preço mais atrativo

A briga por preço no mercado de fraldas está mais acirrada este ano. Segundo executivos ouvidos pelo DCI, com a renda mais pressionada, o preço ganha mais importância na decisão do consumidor final

 



A Fraldas Capricho está intensificando o trabalho com distribuidores, promoções em pontos de venda e distribuição de amostras grátis desde o ano passado, para driblar o desaquecimento do consumo na categoria. "Percebemos o mercado mais retraído, se continuar assim, poderemos ter um ano de queda no faturamento pela primeira vez na nossa história", afirma o presidente da empresa, Dirceu Forti Filho.

De acordo com ele, a previsão de alta de 5% no faturamento este ano está sendo revista e dependerá das vendas nos próximos meses. "Percebemos os primeiros sinais da desaceleração no final do ano, quando o faturamento de 2014 empatou com o ano anterior. Sabemos que os consumidores estão procurando economizar o máximo possível com fraldas", diz.

O volume de vendas da empresa caiu 10% no último ano e a previsão é ter recuo em igual proporção em 2015. A concorrente Procter&Gamble (P&G), dona da marca Pampers, líder no segmento, também está intensificando a disputa no varejo.

"Nossa orientação [para os varejistas] é ter menos marcas [nas prateleiras] e, nos próximos meses, a marca focará na campanha: uma fralda Pampers vale por duas, para comunicar superioridade, mostrar confiança e performance para as consumidoras", explica a gerente da marca, Marina Mizumoto. Ela reconhece que a concorrência é grande e que o varejo tende apostar no crescimento das vendas de fraldas mais baratas em momentos de desaceleração da economia, mas reforça que a venda de produtos premium continua sendo uma aposta da P&G.

Já a Kimberly-Clark (KC), dona das marcas Huggies e Plenitud, mira em segmentos não consolidados no mercado brasileiro, como a categoria de roupa íntima descartável para adultos, para crescer.

No primeiro trimestre, as vendas orgânicas de fraldas da companhia registraram alta de 15%. Com a marca infantil Huggies, a companhia é a líder de participação no mercado em volume e a segunda colocada em valor, de acordo com dados da consultoria Nielsen divulgados pela companhia.

"Queremos crescer com o lançamento de um novo produto de roupa íntima", conta a porta-voz da marca Plenitud, voltada ao público adulto, Carolina Gormezano. Com o investimento na linha de produtos para adultos, a Kimberly-Clark espera elevar em 10% o volume de vendas da marca Plenitud este ano.

"Temos quatro categorias nesse mercado, mas embora fralda seja o principal produto, não é o que tem crescido. No nosso caso, a categoria que avança é roupa íntima, para pessoas com incontinência urinária", destaca a executiva. Apesar disso, Carolina observa que as vendas do mercado de fraldas, em geral, crescem.

No portfólio da companhia, as roupas íntimas descartáveis representam 50% do volume comercializado no País. Como parte dos produtos é importada, a desvalorização do real tem pressionado os preços.

"O alta do dólar impacta parte do portfólio que é importada e isso tem reduzido a rentabilidade de algumas linhas, mas já produzimos um modelo de roupa íntima similar à fralda no Brasil", ressalta.

Carolina observa que as principais concorrentes no segmento também têm elevado os preços. "Temos muitos players no mercado que trabalham com preços baixos, mas já vemos a Hypermarcas e a SCA [Svenska Cellulosa Aktiebolaget] aumentando preços."

Procurada pela reportagem, a SCA não pode atender. Já a Hypermarcas destacou, em nota enviada ao DCI, que tem mais de 15% de participação em valor na categoria infantil, de acordo com a Nielsen.

Consolidação

Para a executiva da Kimberly-Clark, a venda da divisão de fraldas da Hypermarcas, anunciada em maio deste ano, deve movimentar o mercado.

"Ainda não sabemos quem vai comprar, mas quando a venda ocorrer pode ser que tenha um aumento de preço nos produtos do portfólio deles ou uma queda repentina de distribuição, mas no curto prazo não dá para saber. Mas é uma mudança importante, já que a marca Bigfral é líder na categoria em que atua", detalha ela.

A Hypermarcas é dona das marcas Pom Pom e Cremer, no segmento infantil e da Bigfral no segmento adulto.

"A venda do negócio de fraldas [da Hypermarcas] era esperada, porque desde o ano passado vimos um movimento diferente, com os produtos deles ganhando participação no mercado com desconto médio de 30% no preço", revela Forti Filho, da Fraldas Capricho.

A fabricante concorre com a gigante do setor de higiene em três linhas de produto. "Essa estratégia mais agressiva de preço prejudicou o desempenho de alguns produtos", diz.

Na avaliação dele, a venda da divisão da Hypermarcas é reflexo do processo de consolidação do segmento. "Já tivemos mais de 100 empresas nesse mercado, agora temos cerca de 60 e nos próximos cinco anos deve chegar a 20. As menores tendem a fechar e outras a vender suas operações para as grandes", acredita ele.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>