Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/07/2015 09:16 - 'Pink tax' encarece produto para mulheres

                                   Lâminas de depilação, sabonetes e roupas femininas custam mais do que versão masculina



Se a embalagem com uma única camisinha feminina custa cerca de R$ 8, por que a versão masculina sai pelos mesmos R$ 8, mas seu pacote tem seis unidades? Ok. Nesse caso, é compreensível que o preservativo feminino, cuja tecnologia é mais avançada, chegue à farmácia com preço superior. Mas o que dizer da lâmina de depilar que custa R$ 1,75 mais pelo simples fato de ser rosa?

A reflexão, que recentemente causou polêmica nas redes sociais entre consumidoras norte-americanas, estende-se ao varejo brasileiro. Esse custo mulher, ou "pink tax", aparece no sabonete em barra, cujas versões femininas que têm formulação muito semelhante costumam custar quase 6% mais, segundo estudo da Mind Shopper, consultoria de estratégias para o varejo. O desodorante de mulher que varia só o perfume também supera o do homem em 2%.

"Isso muda muito conforme a categoria. No sabonete líquido, a diferença chega a 40%, mas nesse caso os femininos têm mais ingredientes, o que incrementa o custo médio, embora tenhamos comparado as mesmas marcas", diz Alessandra Lima, diretora da Mind Shopper. Nas lâminas, Lima explica que ganhos de escala obtidos na versão masculina possibilitam cobrar preço inferior. "As vendas da masculina giram mais. Por isso a indústria tem que colocar margem maior na feminina", afirma.

Para posicionar marcas em patamar acima da concorrência, a indústria cria atributos. "A oferta de variantes, como novas cores e aromas, cria ocasiões e necessidades de uso que não existiam. No fim, a função é a mesma, mas o que é commodity ganha novos usos. É assim que se desenvolve a marca", diz Lima.

A Gillette diz que, "embora existam alguns elementos de tecnologia em comum, lâminas femininas e aparelhos masculinos são projetados para necessidades específicas. Tipo de pele, comprimento do fio, alcance e ergonomia mostram que a lâmina feminina precisa ser projetada de forma distinta".

Ao atribuir preços, a indústria pondera custo, posicionamento e a disposição a pagar, diz Maximiliano Bavaresco, da consultoria Sonne. "Em alguns casos, o feminino é mais caro por dar mais trabalho para produzir. Mas a empresa sabe por pesquisa se a mulher se dispõe a pagar. E tenta capturar esse valor." Lima diz que em certas categorias a compra é racional, mesmo se feita por mulheres, como fralda. "Mas, ao comprar a fralda, a mulher é mais suscetível a levar um acessório, como uma chupeta."



Veículo: Jornal Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>