Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

02/07/2015 10:43 - Governo investiga produtos que encolheram

                            Sorvete, sabão em pó, desodorante e aveia tiveram quantidade reduzida sem aviso ao consumidor, diz ministério

 

 

Nestlé afirma que avisou sobre novo volume na embalagem; PepsiCo e Unilever não se pronunciaram

O Ministério da Justiça entrou com processo contra Unilever, Nestlé e PepsiCo, que, segundo o órgão, reduziram a quantidade de alguns de seus produtos sem informar o consumidor --o que pode ser entendido como "maquiagem de produto".

A fiscalização se deu a partir de denúncias feitas por consumidores ao ministério.

Produtos famosos, como o sorvete Kibon, o sabão em pó OMO, o desodorante Rexona Men V8, os sorvetes Chocolover e a Aveia Quacker, estão na lista dos que teriam descumprido o Código de Defesa do Consumidor.

As empresas terão prazo de dez dias para apresentar sua defesa ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), vinculado ao Ministério da Justiça.

Caso fique provado que elas reduziram as quantidades sem alerta nas embalagens, as multas podem ultrapassar R$ 7,9 milhões.

Segundo o diretor do DPDC, Amaury Oliva, produtos com peso inferior aos originais estavam sendo embalados em recipientes maiores.

Algumas empresas também passaram a manter o tamanho das embalagens, mas reduzindo a gramatura, sem nenhuma informação, disse.

Outro problema identificado é o registro do novo peso sem o aviso "claro e ostensivo" de alteração --a legislação determina que a empresa deve detalhar características, quantidade e composição dos produtos, na parte principal da embalagem, em letras de tamanho e cor destacados, inclusive quando houver alteração quantitativa do produto, antes e depois da mudança.

"Essa é uma prática que estava extinta. Agora a gente tem observado que esse tema voltou", disse Oliva. "Não posso dizer que é uma tendência, mas o consumidor não quer pagar mais pelo mesmo produto, então há uma dificuldade do mercado em subir os preços."



Veículo: Jornal Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>