Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

29/06/2015 10:18 - Desaceleração incentiva compra por catálogo

                              Mesmo sem incremento no tíquete médio este ano, volume de negócios pode ser maior em 2015, uma vez que o brasileiro usará a venda direta como forma de complementação de renda familiar



São Paulo - A fragilidade econômica vivida pelo País pode ser uma boa notícia para os empresários da venda direta. Por se tratar de um complemento de renda, companhias apostam no maior esforço e publicidade das revendedoras para elevar o comércio dos produtos.

Essa é a opinião do sócio-fundador e CEO da DirectBiz Consultants - especializada em venda direta -, Marcelo Pinheiro. "Em momentos de crise e de desemprego a vendas direta ajuda na complementação de renda", disse ao DCI.

O executivo explicou ainda que isso não significa que o consumidor gastará este ano, e sim que o canal de vendas será acessível a um número maior de brasileiros. "O tíquete médio não vai crescer, o volume é que vai por conta de novos revendedores".

Para aproveitar essa tendência, as empresas deste ramo elevaram também as campanhas publicitárias e ações em redes sociais para fisgar o consumidor. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) apontou que o volume de negócios neste nicho cresceu tímidos 0,2% em 2014 e movimentou R$ 41,66 bilhões. Em 2013 esse valor foi de R$ 41,60 bilhões. Isso significa que os principais playersAvon, Natura e outros tiveram resultado em vendas menores do que em anos anteriores. "As duas empresas podem chegar a representar 50% do mercado de venda direta no País. Com isso, seus resultados impactam todo o setor", disse o especialista.

Iniciativas

De 2013 para cá as principais marcas de venda direta se movimentaram. A mais recente foi a Avon, que com 1,5 milhão de revendedoras, está reforçando o laço com a equipe ao criar o manifesto de apoio ao 'empoderamento da mulher'. "Queremos ter consultoras de sucesso com resultados de longo prazo", diz o presidente da Avon no Brasil, David Legher.

A iniciativa, na opinião de Marcelo Pinheiro, foi uma forma de acalmar as revendedoras da marca que se preocuparam com o anúncio de que a empresa venderia direto ao consumidor pelo e-commerce. "Pode ter ocorrido uma reclamação das revendores, que sempre foram a principal canal da Avon com o consumidor", disse o especialista. Para o presidente da Avon estar atento ao novo hábito de consumo do das pessoas faz parte da estratégia de todas as empresas. "Como companhia temos que nos acostumar com os novos hábitos de consumo para ajudar a alavancar as vendas das revendedoras. As ferramentas digitais estão ai e vamos usá-las", disse Legher.

A Avon criou um canal de contato mobile para as representantes, desenvolveu outro canal on-line em que as consumidores enviam os pedidos a essas mulheres. "Hoje o momento é do digital, amanhã pode ser outra coisa", diz.

A movimentação de mercado não se resumiu a líder de vendas no Brasil. A Natura, por exemplo, passou a vender diretamente ao consumidor pela Internet no final do ano passado. A operação foi batizada de Rede Natura. A Mary Kay, no começo deste mês abriu um centro de distribuidor em Betim, Minas Gerais devido a fácil conexão com o Norte, Nordeste e Centro-Oeste.



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>