Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

26/06/2015 13:31 - Indústria de Produtos de Limpeza prevê estabilidade

Oferecer um rol completo de produtos para limpeza é a estratégia utilizada pela Coimbra Indústria de Produtos para Limpeza, para garantir a fidelidade dos clientes. Instalada desde 1972 no bairro Glória, na região Noroeste, a empresa tem mais de 50 produtos nas linhas automotivo, limpeza e conservação, lavanderia e industrial.

De acordo com o fundador e diretor-presidente da Coimbra, Irleu Oliveira Santos, tudo começou como uma empresa familiar, tocada por ele, o pai e um primo. Hoje, ele detém o controle da empresa.

"O slogan da Coimbra é Àtudo para limpeza". Além de fabricar, passamos a adquirir produtos de terceiros, como vassouras, pra completar o mix. A ideia é que o cliente não precise buscar vários fornecedores. Anos atrás formamos um mix de produtos básicos que vamos ampliando e modificando de acordo com as necessidades de determinado cliente. Procuramos estar atualizados junto ao mercado, pesquisando novas matérias-primas, embalagens, equipamentos e recursos. A tecnologia e a fiscalização evoluíram. Tivemos muito trabalho para conseguir cada uma das certificações e temos orgulho em dizer que obedecemos todas as determinações e que temos as renovações sem nenhuma objeção", orgulha-se Santos.

Na liderança de uma equipe de 32 colaboradores, o empresário aposta na formação de mão de obra interna para atender o mercado mineiro, em especial da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para se aproximar do público final, embora o seu alvo principal seja o atacado, foram abertos seis pontos de venda em regiões estratégicas da Capital.

"Existe uma boa quantidade de profissionais no mercado, porém sem a qualificação necessária e pouco experientes. Damos treinamento para que eles sejam capazes de atender às nossas necessidades, principalmente no que diz respeito à legislação. Temos também uma política de incentivo aos estudos", destaca o diretor-presidente da Coimbra.

Mesmo sem revelar números, o executivo acredita que os resultados de 2015 sejam comparáveis aos de 2014. Para isso segue investindo na melhoria de processos e no lançamento de novos produtos. Na área automotiva, a novidade está na linha de produtos para limpeza a seco. Para a indústria, um desengraxante mais eficiente deve chegar às prateleiras ainda em 2015. "Estamos sempre abertos ao mercado, novas ideias que gerem comodidade para o cliente. Vivemos em um cenário cada vez mais competitivo, em que os consumidores estão gastando com mais critério. Sempre acreditamos que a política de preço justo é a que mais funciona e cria laços de confiança com o cliente", ensina.

Mercado - Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), o Brasil é o quarto mercado mundial de produtos de limpeza e a região do País que mais consome esses produtos é o Centro-Oeste. Em 2012, as categorias com crescimento mais expressivo foram: pano de limpeza (94,4%), purificador de ar (64,5%) e concentrado de limpeza (58,8%) - que corresponde ao multiuso, limpador perfumado e limpeza pesada.

Categorias que remetem ao cuidado com a roupa, tais como detergente em pó e líqüido, amaciante e água sanitária, continuam em destaque, alcançando a marca dos bilhões de reais em faturamento. O brasileiro gastou, em média, R$ 271,68 naquele ano com produtos de limpeza, correspondendo a R$ 22,64 o gasto médio mensal. Esse valor representou um crescimento de 41,5%, em comparação com 2011.

De acordo com a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), 95% do setor é composto por micro e pequenas empresas e possui um elevado ingresso de novos empreendedores porque não há barreiras de entrada como alto investimento de capital, tecnologia de ponta ou conhecimento especializado. A expectativa é de que o setor cresça, posicionando-se até o final de 2016 como o terceiro maior mercado mundial de produtos de limpeza doméstica, subindo uma posição no ranking.



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>