Geral
24/06/2015 12:38 - Sazonalidade amplia as vendas nos mercados
Amendoim, milho para pipoca, canjica e pinhão são os produtos mais procurados pelo consumidor durante os meses de junho e julho. Redes projetam maior demanda no período
São Paulo - As tradicionais festas juninas podem ajudar os supermercados a ampliar as vendas no período. Os destaques entre as categorias com maior procura pelo consumidor são artigos típicos desse período como milho de pipoca, amendoim e pinhão.
"Colocamos os produtos típicos em uma ilha e a demanda está suprindo as nossas expectativas", afirmou ao DCI o gerente de compra da Rede Opa, Leandro Miranda. A operação mineira projeta incrementar as vendas em 7% na comparação com o mesmo período do ano passado. "Até o dia 15 de julho os produtos vão estar disponíveis ao consumidor. Como a compra é programada, o estoque adquirido dará conta da demanda", explicou.
Não foi necessário antecipar a inserção desses produtos na operação, já que eles têm baixo valor agregado e há sempre a procura do consumidor. "Além de escolher esses artigos, os clientes estão atrás das marcas que os produzem".
Miranda afirmou que em algumas categorias nos meses normais não há tanto giro nem procura, como a canjica, por exemplo, que agora chega a ter o estoque ampliado em 300%. E que estão à venda de 15 a 20 itens típicos para a festa de São João. "Com amendoim, pipoca e outras categorias essa porcentagem é menor, já que o consumidor usa esses outros produtos para fazer doces", apontou ele. Bebidas alcóolicas para a produção de vinho quente e quentão, por exemplo, também têm maior procura durante esse período, segundo Miranda.
Atacados
As redes de atacarejo também se preparam para o aumento da demanda no período, tanto por parte dos empresários de alimentação como do consumidor. A rede Assaí é uma das que afirmaram esperar crescer 30% as vendas de produtos típicos entre junho e julho.
"O Assaí se apresenta como uma alternativa bastante econômica. Dependendo do produto, é possível conseguir o preço de atacado na compra a partir de uma quantidade mínima, o que é bastante atrativo para o consumidor", disse o diretor comercial do Assaí, Wlamir dos Anjos, em nota.
Entre as apostas dos que serão "campeões" de vendas, segundo a atacadista, estão as bebidas quentes, pinhão, milho e mercearia doce. Além disso, vinhos e cachaças, ingredientes utilizados na preparação das bebidas típicas, devem crescer aproximadamente 20% no comparativo com o mesmo período de 2014.
São Paulo
Expectativa da Associação Paulista de Supermercados (Apas) aponta que em São Paulo, as vendas podem crescer de 10% a 15% nas categorias típicas. A entidade registrou também aumento de preços nesses insumos. Vinho (6,78%), refrigerante (10,44%), milho (3,76%) e frutas (10,74%).
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria