Geral
08/06/2015 12:43 - Vapza mira em orgânico pronto para consumo
Fabricante de alimentos completa 20 anos com investimento em embalagem para atrair clientes. Apesar do potencial de crescimento da categoria, vendas no primeiro trimestre avançaram pouco
A fabricante de alimentos Vapza decidiu entrar no segmento de alimentos orgânicos prontos para minimizar os impactos da desaceleração da economia. A empresa aposta que a ausência de concorrentes na categoria vai favorecer o posicionamento de preços. "Queremos nos posicionar como um produto pioneiro, de alta praticidade, porque com um produto exclusivo conseguimos driblar melhor esse cenário mais difícil", avalia o diretor executivo da Vapza, Enrico Milani.
Segundo ele, a linha de produtos orgânicos é a principal aposta da empresa para o ano, considerando que o mercado de orgânicos cresce cerca de 40%. "Não temos um dado específico da nossa categoria de orgânicos prontos para consumo, porque ela é nova. Mas a partir do contato com os varejistas, identificamos que a recepção aos produtos tem sido muito positiva", diz.
A nova linha da fabricante chega este mês ao varejo, em um momento no qual os clientes da Vapza estão negociando mais e trabalhando para reduzir estoques, destaca Milani. Para ele, a ampliação dos canais de distribuição e a entrada em novos mercados podem ajudar a alavancar as vendas.
Investimento
"Investimos bastante na fábrica, adquirindo novas máquinas e também em ações de mídia", lembra ele. A estratégia da Vapza inclui divulgar a linha de produtos em todo o País para atrair clientes. Hoje, a marca está presente em todas as regiões, mas tem participação mais expressiva no Sul e Sudeste. "Para crescer este ano estamos apostando no Centro-Oeste e Nordeste."
No ano passado, o faturamento da fabricante paranaense cresceu 15%. Em volume, a expansão ficou abaixo desse patamar. Este ano, a expectativa é ampliar em 27% o faturamento, mas o volume não deve acompanhar o ritmo. "No primeiro trimestre crescemos pouco em relação ao ano passado, mas para este trimestre esperamos uma melhora nas vendas com o lançamento da nova linha e as novas embalagens", afirma Milani.
A reformulação das embalagens faz parte da estratégia da empresa para impulsionar as vendas e agregar valor à marca. "Queremos reposicionar o produto, porque hoje a marca está posicionada na área de hortaliças dos mercados. Relacionando a marca à área de produtos naturais, vamos conseguir transmitir melhor o benefício de praticidade, mostrando o valor agregado dos produtos", explica o executivo.
Embora tenha como proposta trabalhar com produtos de valor agregado, a Vapza tem procurado alternativas para não reajustar os preços.
Milani explica que tem negociado bastante com os fornecedores, mas admite que o reajuste é inevitável. Nesses casos, a ausência de concorrentes diretos ajuda a garantir as vendas. "Mesmo assim não deixamos de observar a concorrência com as fabricantes de pratos prontos", pondera.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria