Geral
05/06/2015 15:10 - Classe DE é a mais endividada do Brasil
Segundo pesquisa da Kantar Worldpanel, os cariocas e paulistanos estão com seus bolsos apertados e gastando mais do que ganham em comparação com as demais regiões
Mesmo com um aumento de quase 8% na renda (2014 x 2013) e uma maior conscientização dos gastos, uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel mostra que o endividamento no Brasil ainda é alto, com 49% das famílias gastando mais do que ganham.
A renda média do brasileiro em 2013 era de R$ 2.779, já em 2014 registrou aumento, e ficou em R$ 2.994. Com relação ao gasto médio do consumidor neste mesmo ano o valor foi de R$ 2.968, uma alta de 7% se comparado com 2013. Dentro deste cenário, a classe social mais endividada é a DE cujo bolso ficou negativo em -3% quando comparamos renda versus gastos.
Quando questionados sobre os gastos dentro do lar, as famílias declararam que a prioridade é com alimentação dentro do lar, transporte, vestuário, saúde e habitação, em ordem de importância. Observou-se uma mudança nos gastos ao analisar o ano anterior, onde os maiores custos ficavam com habitação, alimentação dentro do lar, vestuário, alimentação e bebida fora do lar e higiene pessoal.
Com a inflação acelerada dos últimos anos, a alimentação fora do lar foi um dos gastos que mais pesou no bolso de todas as regiões do país, com um aumento de 12%. Com isso, cerca de um milhão de pessoas deixaram de fazer refeições fora do lar no último ano, com isso os alimentos mais impactados foram as bebidas alcoólicas e não alcoólicas, os sanduiches e os cafezinhos durante o dia e a classe DE foi a principal responsável pela queda. Esta classe tem um maior comprometimento do bolso com bens de consumo não duráveis, sendo que 35% dos gastos são para bens de consumo não duráveis, enquanto que para a classe C o comprometimento é de 29% e para a Classe AB é de apenas 19%, sobrando mais dinheiro para outros gastos.
Mesmo assim, algumas categorias passaram a se destacar. Focando no aumento do consumo dentro de casa, produtos com apelo prático cresceram em volume no período, como: suco pronto (23,2%), pratos prontos congelados (17,4%), sorvetes (17,1), congelados (13,9%), massa fresca (12,1%), bolo pronto (10%) e massa instantânea (4,7%).
Veja abaixo os setores que mais tiveram crescimento no gasto médio dos brasileiros:
Comparativo gasto médio de 2014x2013
Como está o Brasil?
Quando analisadas as regiões separadamente, foi possível perceber que cada local equilibra da melhor maneira os seus gastos. Porém, o bolso do carioca e do paulistano está cada vez mais comprometido.
Os cariocas ganham mensalmente R$ 3.193 e se comprometem com um gasto médio de R$ 3.614, priorizando a alimentação dentro do lar, transporte, habitação, alimentação fora do lar e a saúde. Já os paulistas, gastam em média R$ 3.293, mas só ganham R$ 3.160. As principais prioridades de quem mora em São Paulo são com gastos em habitação, alimentação dentro do lar, transporte, vestuário e saúde.
As regiões Norte e Nordeste, Centro - Oeste, Leste e Interior do Rio de Janeiro, Sul e Interior de São Paulo estão com seus gastos equilibrados.
Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria