Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

27/05/2015 12:09 - 'Atacarejo' é opção de economia em Ribeirão

Segmento é opção para consumidor driblar a inflação, o que estimula novos negócios na cidade

 




Em momentos de inflação em alta, estagnação da renda e maior endividamento das famílias, os consumidores acabam mudando o jeito de fazer compras no supermercado. E a eterna busca por preços mais baixos tem levado muitos deles aos chamados ‘atacarejos’, modalidade que combina os preços do atacado com a diversidade de produtos do varejo.

A empresária Renata Oliveira é uma adepta dos ‘atacarejos’. “Venho de família grande e minha mãe sempre comprou em atacados por conta dos preços”, conta.

Depois que casou, ela aderiu ao costume em sua casa. “Hoje, os atacarejos possuem uma variedade enorme de produtos. Mas, a grande vantagem é mesmo o preço”, garante.

Por levar mais itens de um mesmo produto para casa, os preços, em alguns casos, chegam a ser mais de 30% mais baixos que outras modalidades de mercados varejistas. Com isso, os ‘atacarejos’ estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e caíram no gosto dos ribeirão-pretanos.

Prova disso é que hoje, na cidade, há oito lojas do setor. A mais recente delas, o Tenda Atacado, será inaugurado amanhã, dia 28.

Segundo Fernando Bara, diretor geral do grupo Tenda Atacado, o momento econômico atual é sentido por todos os negócios. “Uns mais e outros menos. E a criatividade é necessária para superar esse momento”, diz. “Na medida em que apresentamos ofertas, com produtos de qualidade e propiciando preços diferenciados para compras não só de caixas fechadas, mas, de quantidades viáveis, ajudamos a superar o momento de crise, fazendo o dinheiro de cada um render mais”, completa.

Expansão

Mas, assim como Renata, muitos outros consumidores estão buscando os ‘atacarejos’ para se proteger das altas dos preços.

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Nielsen, a expansão dessa modalidade foi de 9,7% em 2014.

“Com a inflação, os preços finais sobem e o consumidor tenta fazer o salário render ao máximo. Por isso, cresce a procura pelos atacarejos”, reforça o economista e professor da FEA/USP-RP Edgard Monforte Merlo.

Consumidor está ainda mais atento


O consumidor está cada vez mais atento. Para o presidente da Associação Paulista dos Supermercados (APAS), Pedro Celso, os ‘atacarejos’ são alternativas para consumidores que buscam economia.

“A concepção do atacarejo era para vender para o pequeno comerciante, para revender. Mas, o consumidor descobriu e começou a frequentar esse tipo de loja”, diz.

O economista Edgard Merlo frisa que, por vender para o consumidor final, os ‘atacarejos’ devem ser visto de forma positiva. “Facilita a competição e quem ganha é o consumidor”, frisa. Segundo ele, estudos feitos nos Estados Unidos mostram que a modalidade ajuda até a controlar a inflação, devido à pressão nos fornecedores. “Brigam para reduzir os valores de compra e ter margem para colocar preços baixos para os clientes.”

Grupo gera 200 empregos

Amanhã, o grupo Tenda Atacado inaugura a sua primeira loja em Ribeirão Preto. São ao todo, 24 lojas da rede. Além de toda a estrutura para os consumidores, o empreendimento ainda irá gerar 200 empregos diretos e uma estimativa de 600 indiretos para o município.

Uma grande notícia, visto que nos primeiros quatro meses do ano, a cidade registrou saldo positivo de apenas 18 vagas.

Segundo o diretor geral do grupo Fernando Bara, a opção por Ribeirão foi feita após ampla pesquisa de mercado. “É uma das cidades mais prósperas do país e com grande potencial de crescimento”, afirma.
A unidade localizada nos Campos Elíseos, visa atender supermercados, mercearias, bares, restaurantes, hotéis, padarias e o consumidor final.

“O Tenda possui infraestrutura enxuta, moderna, à altura dos anseios dos clientes, na apresentação, no atendimento, no mix variado de produtos e no preço competitivo”, frisa.



Veículo: Jornal A Cidade de Ribeirão Preto

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>