Geral
22/04/2015 10:04 - Franquias de congelados traçam plano de expansão
A alta da inflação tem forçado o consumidor brasileiro a encontrar alternativas à refeição fora de casa. É nesse contexto de preços mais caros, associados à busca por praticidade e conveniência, que os pratos prontos congelados entram em cena e as franquias que apostam nessa categoria aparecem como uma opção interessante para o empreendedor em busca de oportunidades para investir.
De acordo com a gerente de contas da Kantar Worldpanel, Danielle Rossi, a categoria cresceu 24% em faturamento e 17% em volume na comparação entre 2014 e 2013. Foram as maiores altas desde o comparativo de 2010 e 2011, quando os lançamentos começaram a se tornar mais constantes.
“Fizemos um estudo há três anos e vimos que, especialmente dentro da categoria de pratos prontos, existe uma expectativa grande de lares que comprariam mais se fossem produtos mais saudáveis ou com algum tipo de benefício. Além de ser uma oportunidade, comunicar os benefícios é muito importante”, afirma Danielle.
As franquias que atuam na área estão atentas ao comportamento do mercado e traçam planos de expansão. Com mais de dez anos no mercado, a Keep Light resolveu crescer por franquias incentivada pela procura de interessados no negócio. O modelo escolhido foi o de distribuidor franqueado, sem a necessidade de manter uma loja física, o que encareceria a operação. Os pedidos são feitos pela internet ou telefone.
A empresa mantém sede em São Paulo e abriu a primeira franquia no Rio de Janeiro no fim do ano passado. Para 2015, a meta é abrir mais quatro operações. “Enviamos para o Brasil inteiro, mas o produto acaba chegando com um custo muito alto na outra ponta”, conta a sócia Christiane Jimenez. “Com os distribuidores o custo diminui e conseguimos ter mais controle de como o produto vai chegar ao cliente”, diz a outra sócia, Betina Sehbe.
Abrir uma unidade da Keep Light exige o pagamento de uma taxa de franquia de R$ 60 mil e mais o investimento na estrutura, que varia de R$ 60 mil a R$ 100 mil, com retorno previsto entre 8 e 14 meses. A franquia estima um faturamento médio de R$ 80 mil, com taxa de lucratividade entre 20% a 30%.
O carro-chefe da marca é um kit de alimentação para sete dias, de 800 calorias ao dia, mas a empresa tem no cardápio cerca de 300 itens, desde brigadeiro light até batata frita congelada. As sócias também preparam o lançamento de uma linha de lanche para as crianças.
Alternativas
Já a Substância trabalha com três modelos de franquias. O primeiro é uma unidade express projetada para cidades com até 200 mil habitantes e investimento de R$ 90 mil. Na segunda, é preciso R$ 180 mil para investir. No caso do modelo bistrô, que inclui consumo no local, o investimento chega a R$ 250 mil. A diretora de expansão do negócio, Ofélia Massis, diz que a rede tem quatro unidades e pretende abrir 25 lojas este ano. “Para nós, por incrível que pareça, o ano está sendo muito bom. As pessoas estão saindo menos e consumindo mais dentro de casa”, diz.
No caso da Telu Congelados, o plano de expansão inclui 30 franquias até 2016. Hoje, são 17 em operação. Abrir uma loja da marca custa R$ 99 mil e inclui modelo de empório e delivery. Atualmente, a marca passa por uma reestruturação interna, com investimentos em maquinário, para atingir a meta em 2016. “Temos de vender o hábito de comer comida congelada”, diz o sócio Fernando Alvim. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Veículo: Diário de Pernambuco
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria