Geral
17/04/2015 10:06 - Consumidores da nova classe média cortam os produtos da cesta básica
Pesquisa do instituto Nielsen mostra que houve queda no consumo
de alimentos que fazem parte do prato principal dos brasileiros.
Pressionados também por dívidas, consumidores das novas classes médias estão cortando produtos básicos quando vão ao supermercado, diz pesquisa divulgada na quinta-feira (16). A grana está curta e os preços, mais caros. Por isso, a dona Maria compra cada vez menos.
A primeira coisa que a gente faz quando chega em um supermercado é escolher o carrinho, e isso depende muito do tamanho da compra. No ano passado, quando o consumidor entrava, pegava um carrinho. Mas isso mudou e neste ano as pessoas estão preferindo um carrinho menor principalmente porque reduziram o consumo de vários produtos.
Foi o que fez a Leda. "Eu diminuo a quantidade para que o mesmo dinheiro possa suprir as minhas necessidades de casa", conta a aposentada Leda Pereira. Segundo uma pesquisa do instituto Nielsen, o consumo de alimentos está crescendo menos. No primeiro bimestre de 2014, a alta foi de 7%. Neste ano, aumentou apenas 1,2%. A Mariza não cortou apenas os supérfulos da lista de compras e conta que os básicos também saíram da lista.
O consumidor reduziu o consumo de produtos básicos, como pão, macarrão e farinha de trigo.
Para o responsável pela pesquisa, isso acontece porque a renda está comprometida com as dívidas.
"A classe C vai ter que pensar um pouco nisso, o que vai continuar consumindo. O que eu vou poder cortar, o que eu vou poder migrar para uma marca mais barata com uma opção talvez de preço talvez um pouco mais barata dentro da própria marca", explica Marco Silva, analista de atendimento da Nielsen.
"Você tem que fazer escolhas. Você acaba olhando uma marca, talvez não aquela que é da melhor que você comprava, que era mais cara. Você compra uma coisa parecida e você vai se adaptando. Tem que fazer mudança se não a gente não consegue acompanhar", diz a professora Andréa Amorim.
Veículo: Portal G1
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria