Geral
16/04/2015 11:49 - 24,3% dos empresários de BH vendem pela web
O Brasil é o único país da América Latina a aparecer no ranking dos 10 maiores mercados de comércio eletrônico - em quinto lugar. Apesar da atual desaceleração da economia, o chamado e-commerce mantém-se em alta devido à praticidade na compra e aos preços mais baixos do que os praticados nas lojas físicas. Mesmo competindo com as grandes redes varejistas, os empresários das lojas menores começam a ingressar nesse mercado: em Belo Horizonte, segundo a inédita Pesquisa de Opinião sobre o Comércio Eletrônico, realizada pela equipe de Estudos Econômicos da Fecomércio-MG, 24,3% dos empresários vendem pela internet.
Entre os consumidores, a pesquisa apontou que 54,5% realizam, ainda que esporadicamente, a compra de produtos ou serviços pela rede mundial de computadores. Os mais procurados são itens eletrônicos (24,7%), calçados (12,3%) e roupas (10,7%). Entre as principais vantagens da compra on-line destaca-se a relação entre custo e benefício, pois o consumidor pode comparar simultaneamente várias opções de preços e modelos. A confiança no processo de compra on-line influenciou o fortalecimento da modalidade: de acordo com o estudo, 64,2% dos consumidores acham seguro realizar compras pela internet, e 60% dos empresários consideram alto o nível de segurança do e-commerce.
"Vale ressaltar que o cliente, quando consulta produtos na internet e não encontra uma diferença muito significativa de preços, tende a buscar o produto na loja física. Isso ocorre porque, dependendo do produto, ele ainda prefere ter o contato direto e adquiri-lo no ato da compra do que esperar alguns dias para recebê-lo. Para os empresários, mesmo que o volume de vendas eletrônicas não seja significativo, é importante ter presença on-line, mantendo um site da empresa com os produtos e serviços oferecidos", explica a supervisora de Estudos Econômicos da Fecomércio-MG, Luana Oliveira.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria