Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

07/04/2015 09:42 - Lojistas minimizaram perdas com encomendas menores neste ano

Ovos, vinhos e peixes venderam menos na Quaresma

 



As redes supermercadistas do interior do Estado já esperavam que a Páscoa de 2015 não fosse ser das melhores. Por isso, se anteciparam à redução da demanda, diminuíram as encomendas junto aos fornecedores e não foram pegos de surpresa com o desempenho ruim da data comemorativa - considerada pelo varejo como uma das melhores do ano em termos de negócios. As vendas dos itens sazonais, como ovos de chocolate, peixes e vinhos foram inferiores ou iguais às do ano passado. Já a comercialização geral superou a mesma época do ano anterior, em função do período do mês.

No supermercado Candidés, de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, a estratégia adotada para driblar a baixa demanda proveniente da mudança dos hábitos dos consumidores, aliada à menor renda, foi a redução dos pedidos. De acordo com o proprietário da rede, Gilson Teodoro Amaral, o cálculo das encomendas foi feito considerando um dia a menos de vendas.

"Mensuramos um dia de venda do ano passado, que já não tinha sido tão bom, e reduzimos os pedidos neste exercício. Assim, o impacto na hora dos resultados foi menor, porque já estávamos com um volume de produtos mais baixo. Isso evitou com que tivéssemos um grande volume de encalhe", diz.

Conforme Amaral, desde a Páscoa de 2014 é possível observar uma mudança do comportamento do consumidor em relação aos produtos típicos da data - especialmente aos ovos de chocolate. Ele destaca que tem sido cada vez menor o número de clientes que ainda opta por adquiri-los nas redes supermercadistas. "Hoje a maioria das pessoas busca as lojas especializadas ou os produtos gourmet", justifica.

Por isso os produtos encomendados pelas três lojas do Candidés junto aos fornecedores também foram diferentes em 2015. Segundo o proprietário, o foco maior foi destinado às caixas de bombons e aos chocolates tradicionais. "Observamos que a sobra neste ano foi bem menor", afirma.

Considerando o período como um todo, inclusive o da Quaresma, quando a procura por peixes, vinhos, batatas e condimentos é maior, houve incremento nas vendas. No entanto, Amaral ressalta que a alta pode estar atrelada ao início do mês. "No ano passado o domingo de Páscoa foi no fim de abril e muita gente não conseguiu guardar dinheiro e teve que adquirir menos itens. Para se ter uma ideia, somente a venda de pescados aumentou em 15% sobre o ano passado", revela.

Estratégias - O Supermercado Coelho Diniz, de Governador Valadares (Vale do Rio Doce) esperava uma alta de pelo menos 10% nas vendas da Páscoa, uma vez que também havia reestruturado seu planejamento para a data. Porém, de acordo com o proprietário, Ercílio Diniz Filho, a meta não foi alcançada. "Conseguimos apenas manter o mesmo nível de vendas do ano passado", conta.

Ainda assim, segundo ele, para chegar ao resultado foi necessária a adoção de uma série de ações, como promoções e produtos diferenciados. "Nos últimos anos a demanda pelos tradicionais ovos de chocolate das grandes marcas já não é a mesma. Temos que ser cada vez mais criativos se quisermos ter algum incremento nas vendas neste período", pondera.

Já a Comércio e Distribuição Sales Ltda (Supermercado Sales), com sede em Muriaé, na Zona da Mata, conseguiu ficar na contramão e registrou crescimento de 13% na Páscoa deste ano em relação à mesma época de 2014. Segundo o diretor comercial da rede, Célio Ricardo Rocha, as vendas se mantiveram fracas por todo o período da Quaresma, mas na última semana houve um incremento quando considerados todos os produtos e não apenas os sazonais.

"Se considerarmos apenas os tradicionais itens da Semana Santa e da Páscoa, nosso resultado permaneceu abaixo do alcançado em 2014. Mas quando analisamos as vendas como um todo, a alta foi de 13%, superando, inclusive, as expectativas". Rocha também acredita que o incremento esteja relacionado com o período do mês.

Tratando-se especificamente dos ovos de chocolate, o diretor comercial afirma que a rede já planejava vender 5% menos do que na Páscoa do ano anterior. "Realizamos apenas o que prevíamos e preparamos, antevendo a demanda menor. Isso aconteceu muito em função da alta dos preços que chegou a 18%", conclui.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>