Geral
06/04/2015 13:03 - Crise faz brasileiros mudarem modo de consumir
Idas aos pontos de vendas diminuíram
As mudanças do comportamento do consumidor brasileiro são constantes e acompanham as oscilações da economia. Nos últimos anos, os hábitos foram alterados com o aumento do emprego e da renda. Hoje, o cenário é outro: a desaceleração do mercado nacional, acompanhada da diminuição dos ganhos, tem feito com que os brasileiros alterem seus costumes mais uma vez. Para driblar a situação e manter o ritmo de vendas, as redes supemercadistas estão tendo que reduzir as margens de lucro.
O analista de mercado da Nielsen Marco Antonio Giorgi destaca que as mudanças no comportamento do consumidor já vêm ocorrendo há mais tempo, mas no ano passado se intensificaram e neste exercício tornaram-se imprescindíveis, diante do cenário econômico. Segundo ele, com o advento da renda da classe C, as pessoas adquiriram o hábito negativo de gastar mais do que recebiam em função da oferta de crédito em abundância. No entanto, com a chegada da crise, isto está tendo que mudar.
"A classe média está em busca do equilíbrio de seu orçamento. Em 2014, a renda média da maior parte dos brasileiros (R$ 3.414) foi cerca de 2,4% menor do que seus gastos (R$ 3.495) naquele exercício. Mas já observou-se um maior equilíbrio do que em 2013, quando a diferença ultrapassou os 15%", explica.
De acordo com o estudo Mudanças do Mercado Brasileiro, da Nielsen, para tentar equilibrar o orçamento, 64% dos brasileiros afirmam que diminuem o lazer fora do lar, 32% dizem que saúde e qualidade de vida são suas maiores preocupações e 13% afirmam que estão economizando para pagar dívidas atrasadas.
Supermercados - A partir deste conjunto de fatores é que o consumidor brasileiro tem mudado seus hábitos na hora de ir às compras nos supermercados. Neste sentido, Giorgi destaca que as idas aos pontos de vendas diminuíram em 4,7%, mas o gasto aumentou cerca de 3,3% e o tíquete médio cresceu 5,6%. Já a diversidade de canais de compra já chega a 4,5.
"Nos últimos anos, os consumidores conquistaram um novo padrão de consumo, acessando produtos diferenciados, e agora, diante uma desaceleração econômica, querem manter o que conquistaram. Com isso, alguns canais que têm proposta de economia e valor para o consumidor acabam se destacando. Este é o caso do Cash & Carry (popularmente conhecido como Atacarejo)", explica.
Diante disso, os supermercadistas precisam estar atentos às oportunidades advindas dos novos hábitos do consumidor. o que têm feito os empresários do setor em Minas. De acordo com o superintendente da Associação Mineira dos Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, mais do que nunca os supermercadistas precisam entender o que o consumidor está buscando. "Neste momento o que as pessoas buscam é o preço. A rede que conseguir entregar isso vai ter cliente dentro da loja", resume.
Para isso, porém, as margens de lucro do setor têm sido cada vez menor e, conforme o superintendente, deverão encerrar este exercício abaixo dos 1,5% alcançado no ano passado - este seria o menor percentual dos últimos dez anos.
"Essas mudanças são necessárias ao desenvolvimento da sociedade e do setor de supermercados. Que bom que temos condições de acompanhar os novos comportamentos. O supermercado de 2030, por exemplo, não vai ter nada a ver com os estabelecimentos de hoje. Assim como os atuais não têm nada a ver com os do passado. Se na década de 1950 se falasse que 60 anos depois os supermercados seriam diferentes, as pessoas não acreditariam. Não era possível imaginar essa variedade de produtos, marcas e preparos. Quem diria naqueles anos que haveria essa gama de itens congelados e que existiria um equipamento (micro-ondas) para descongelar?", pondera.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria