Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/04/2015 10:16 - Homens se rendem às compras pela internet

Pesquisa aponta que percentual masculino na aquisição de roupas passou de 37% para 39%, segundo dados da consultoria E-bit

 



No imaginário popular , o homem é aquela figura que normalmente não gosta muito de “perder tempo” comprando roupa. Mas atualmente essa ideia está caindo por terra: no mundo das compras online (e-commerce) a presença masculina cresceu de 37% em 2013 para 39% em 2014 para compra de produtos de moda e acessórios, segundo dados da consultoria E-bit. E boa parte desse público parte para consumir produtos de moda, que pelo segundo ano consecutivo foi a categoria mais vendida do e-commerce brasileiro.

Esse crescimento online é reflexo do que também acontece offline. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o homem brasileiro gasta mais de R$ 80 milhões por ano com beleza e produtos relacionados. Diferente das mulheres, os consumidores masculinos são mais diretos e utilizam a internet para conhecer novas tendências sentir o incômodo de pessoas ao redor observando. Algo valorizado por ambos os sexos é o serviço, afinal, todo consumidor prefere fazer compras online com segurança e garantia de entrega.

“O público feminino gosta de comprar por impulso, e também gosta de pegar muita opinião sobre as peças antes de comprá-las. Já o masculino é mais pragmático, gosta de resolver as coisas de maneira prática e sem muitos rodeiros”, explica Pedro Guasi, diretor executivo da E-bit.

O universitário Igor Farias  fez a primeira compra online de roupas há três anos, impulsionado por uma promoção que viu enquanto conferia suas redes sociais. “Vi um anúncio de frete grátis e fiquei curioso. Acabei comprando quatro peças de uma vez.” Ele afirma que a experiência é mais cômoda que ir até o shopping visitar uma loja especializada, por exemplo. “Escolho as pessoas, o tamanho e depois coloco os dados do cartão. Não preciso me preocupar em pegar fila ou procurar vaga no estacionamento.”

Para os consumidores do Nordeste um empecilho constante é o frete. A grande maioria das lojas fica localizada no Sudeste e no Sul, o que encarece bastante o envio dos produtos para as regiões mais afastadas. Para driblar os preços altos, o jeito é ficar atento para as flash sales, termo em inglês adaptado para o português como “promoções relâmpago”. São aqueles descontos que aparecem principalmente online, disponíveis durante um curto período de tempo. Farias, que gasta entre R$ 100 e R$ 150 por mês com roupas e acessórios, fica de olho em bons preços através das redes sociais e aplicativos como Baixo Agora e Plugin de Desconto. “Se tiver um desconto maior por pagar no boleto melhor ainda.”

Yuri Barreira, analista de e-commerce da marca de roupas Redley, afirma que essa busca por descontos é uma característica geral dos homens que consomem moda pela internet. “Ele tem que ver algum desconto ou alguma promoção boa quando entra no site, se não o interesse cai muito.” E ainda existem diferenças entre o público masculino online e aquele que frequenta as lojas físicas. “Na loja virtual a preferência é pelos tênis”, diz Barreira. “Como o tamanho das roupas varia muito de acordo com o caimento e o tamanho, os clientes preferem comprar tênis porque o risco de comprar um de tamanho errado é menor.”


Veja os números
Comércio eletrônico no Brasil em 2014

Faturamento geral: R$ 35,8 bilhões
Número de pedidos: 103,4 milhões
Tíquete médio: R$ 347
Categorias mais vendidas: moda e acessórios (17%), cosméticos e perfumaria (15%), eletrodomésticos (12%), telefonia/celulares (8%), informática (7%)

Fonte: Consultoria E-bit




Veículo: Diário de Pernambuco

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>