Geral
30/03/2015 12:02 - Aumento de vendas da nova Kraft Heinz é desafio para 3G
Fundo de brasileiros deve repetir estratégia de corte de custos, mas expansão do negócio nos EUA preocupa
Setor de alimentos industrializados americano tem demanda fraca por preocupação com preço
"Custos são como unhas: precisam ser cortados sempre" é o lema de Carlos Alberto Sicupira, um dos fundadores da 3G Capital, empresa de investimento em participações que pretende fundir a Kraft Foods à Heinz, do setor de alimentos, em uma tomada de controle acionário avaliada em US$ 100 bilhões.
Reduzir custos e dar fortes incentivos por desempenho aos funcionários são a marca de Sicupira, Marcel Telles e Jorge Paulo Lemann nas nove companhias que o trio adquiriu conjuntamente em três décadas. Poucos duvidam de sua capacidade de aplicar tais metas na nova transação, em parceria com a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett.
Ao anunciar a compra da Kraft na semana passada, a 3G prometeu uma economia anual de US$ 1,5 bilhão na Kraft Heinz, nome que a nova companhia assumirá a partir de 2017.
O que eles não vêm sendo tão bons em conseguir, pelo menos no ramo de comida, é aumentar as vendas. Desde que a 3G adquiriu a Heinz, em 2013, as vendas do grupo caíram em US$ 600 milhões, para US$ 10,9 bilhões no ano passado. A receita caiu 4,6% em 2014, na comparação com o ano anterior.
Na rede de fast food Burger King, adquirida em 2010, os volumes médios de vendas nos EUA estão 4% abaixo de antes da aquisição, segundo analistas da Bernstein. Tais resultados devem ser comparados a melhoras na lucratividade de ambas as companhias, refletindo a eficiência no corte de custo.
No Burger King, a margem de lucro operacional subiu de 13% em 2010 para 54% no ano passado, o que também leva em conta novas franquias. A margem de lucro operacional da Heinz também foi de 15% para 22% em apenas três anos.
Por enquanto, é provável que os investidores dêem ao trio brasileiro o benefício da dúvida, dado seu histórico de sucesso no setor de cerveja.
Berrnardo Hees, presidente da Heinz, sugeriu que era só questão de tempo para que as vendas da Heinz viessem a melhorar e que a companhia estava descartando produtos de baixa lucratividade. O setor de alimentos embalados americano está sofrendo de demanda fraca causada por consumidores preocupados com os preços.
Veículo: Folha de S. Paulo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria