Geral
24/03/2015 12:03 - Comércio popular deve sentir a redução nas vendas este ano
Termômetro de vendas, prestes a completar 150 anos, a Rua 25 de Março tem sido afetada pelo forte efeito da crise econômica que assola todo o País
Conhecida como maior reduto do varejo popular no País, a Rua 25 de Março, na região central de São Paulo, completa amanhã 150 anos. Apesar de ser tradicional, o local deve sentir efeitos negativos de um ano de recessão, segundo a União dos Lojistas da 25 de Março (Univinco).
Apesar do grande número de pessoas que visitam o perímetro (cerca de 400 mil por dia), o diretor da Univinco, Sergio Zahr diz que a região sente a queda no movimento desde o começo deste ano. "A expectativa é que as vendas caiam em torno de 20% em 2015. O dado não é baseado em nenhuma pesquisa, mas percebemos a diminuição das vendas".
Segundo ele, o local também é um dos pontos turísticos da capital, mas o número de visitantes não corresponde ao de vendas. "Normalmente entra um grupo de oito pessoas na loja, mas apenas uma delas faz a compra", comenta Zahr.
A Rua 25 de Março é o maior centro de comércio da América Latina e tem mais de 3.500 pontos de vendas formais. De acordo a São Paulo Turismo S/A, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo (SPTuris), em datas como o Natal a região chega a receber cerca de 1 milhão de consumidores.
Lojas
A rede Armarinhos Fernando está no local desde 6 de outubro de 1976 e este ano fará 39 anos na região. Diferentemente da maioria dos comércios antigos locais, que foram fundados por imigrantes de descendência árabe, a rede foi criada por um português, chamado Fernando Esquerdo.
Ele começou a trabalhar em uma lojas da região como faxineiro, em 1954, quando tinha 14 anos. Ao completar 36 anos, montou a primeira unidade da rede Armarinhos Fernando que comercializava produtos de aviamentos, linhas e botões. Hoje, a marca trabalha com brinquedos, papelaria, perfumaria, bazar, armarinhos, festas, utilidades domésticas e itens temáticos e comercializa 240 mil itens.
Comunicação
Segundo o gerente geral, Ondamar Ferreira, com um ano difícil para vários setores do comércio e uma economia mais fraca, a empresa pretende incrementar o seu faturamento em 5% este ano.
Atualmente, 65% dos clientes da loja são atacadistas e 35% varejistas. "Estamos atentos às tendências e novidades do mercado e procuramos nos diferenciar com produtos mais baratos", afirma Ferreira. A rede ainda diz que está investido na comunicação com seus clientes, com o uso das redes sociais, do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e também com o site. Apesar de não possuir uma operação de e-commerce, a rede realiza entregas em todo o Brasil.
Brinquedos descolados
Na também tradicional Semaan, que há 50 anos foi criada como atacadista na Rua 25 de Março para depois se tornar também varejista, a expectativa é crescer em linha com o ano passado. "Estimamos crescimento de até 5%", disse ao DCI, o diretor comercial da rede, Marcelo Mouawad.
Para o executivo, uma das formas de driblar o momento difícil está nas vendas pela internet, ainda mais pela empresa atuar com um bom número de itens importados. "Nós temos planos positivos no e-commerce".
Além das vendas on-line que devem ajudar no faturamento da Semaan, a marca tem estudado ampliar o canal de distribuição. "Não temos nada certo ainda, mas estamos estudando a construção de um Centro de Distribuição fora de São Paulo, para ampliar as nossas vendas. Mas isso será no futuro", como afirmou ele.
Para Mouawad, a maior dificuldade de operar na Rua 25 de Março é logística. "Não temos estacionamento na porta, e para descarregar as mercadorias temos bastante trabalho. Sobre mobilidade, não temos o que reclamar já que estamos próximo a terminais de ônibus e linhas de Metrô", disse.
Na contramão do também centro popular, o Brás, Mouawad afirmou que os "lojista da 25 preferiram acabar com a informalidade para depois pensar em melhorias na mobilidade do local."
Veículo: DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria