Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

02/03/2015 11:51 - Estratégia de marketing é alterada por experiências com o consumidor

Lista preparada pelo Grupo Padrão aponta as gigantes mais lembradas em ranking. Entre os méritos que podem ser ensinados às PMEs estão a eficiência e o respeito aos clientes e prazos

 



O respeito ao consumidor e a eficiência na entrega de produtos ou serviços são tão importantes quanto a promoção de uma marca. Pelo menos é o que indica um levantamento feito pelo Grupo Padrão, que listou as empresas mais lembradas em todo o País. O recado passado pelo estudo é de que, independentemente do tamanho das empresas, a principal estratégia comercial deve ser satisfazer os anseios do seu público.

No caso das pequenas e médias empresas (PMEs) a missão é mais complicada, uma vez que junto a desafios como concorrência e pouco capital, as companhias menores não têm o legado publicitário do qual gigantes como Itaú Unibanco, Fiat, Apple, GVT ou Magazine Luiza dispõem. Apesar do investimento proporcional ao tamanho dessas empresas, o Grupo Padrão, consultoria de mídia e conteúdo que elaborou a lista, indica que a fidelização só é possível entre a clientela, se a experiência do usuário for capaz de fixar uma ideia positiva sobre as marcas.

O CEO da empresa que realizou a pesquisa, Roberto Meir, indica que os pequenos têm de estar na memória das pessoas com o serviço que presta. "Não se pode prestar um mal atendimento, atrasar prazos e deixar de atender às demandas do cliente".

Ele exemplifica que a identificação passa pelo esforço para que o produto ou serviço atenda ao consumidor quando ele mais precisa. "Uma cabeleireira que vai até onde a cliente está e a apronta para uma festa será sempre lembrada. O mesmo vale para a loja de roupas que avisa aos clientes de uma promoção, antecipadamente."

Patrocínio


Dona de contas milionárias de patrocínio esportivo, a agência de marketing Traffic Sports conecta empresas como Sadia, Bridgestone, Toyota, LG, Kia, Claro, dispostas a patrocinar clubes de futebol, atletas e torneios, como as Copas Libertadores da América e do Brasil.

O diretor comercial da Traffic, Ivan Martinho, indica que esse tipo de estratégia publicitária liga a marca à um acontecimento emocional. "Além da aliança afetiva, o esporte é um ambiente muito propício para o que chamamos de ativação. São aquelas ações que envolvem marcas e pessoas, diretamente, sem intermediário".

O executivo lembra também de um exemplo emblemático, como da marca austríaca de energético, Red Bull. "Quando você fala da bebida, lembra de que? Aventura, diversão. Isso foi construído por meio de eventos, de ações que a aproximam do público", afirma.

Martinho ressalta que não é preciso um investimento milionário para ser assertivo. "É possível patrocinar um time de futebol pequeno para criar identificação com a população local, desde que a região seja comercialmente atraente", diz. "Isso custa R$ 100 mil por ano, não R$ 250 milhões, como o aplicado por algumas marcas em mídias consideradas mais tradicionais do que outras".

Segmentação


As companhias de marketing Jokerman e Plusmedia apontam alternativas para as estratégias de marketing que o PME pode adotar e ainda assim, atingir seu público-alvo. A Jokerman, que trabalha com "mídias não tradicionais", aponta para o chamado marketing de experiência, onde o consumidor em potencial vai lembrar da marca por conta de um contato pessoal, não por uma propaganda de TV.

O diretor de planejamento criativo da empresa, Mauro Pagano, indica dois casos em que empresas apelaram para as 'ativações'. "A ação para uma única unidade da escola de idiomas Alumni incluiu o anúncio da chegada ao bairro, por meio do jogo americano embaixo dos pratos, no maior restaurante daquela região." Ele também fala sobre outra ação, dessa vez para a Home Box Office (HBO), produtora de conteúdo da gigante de mídia americana, Time Warner.

"Foram distribuídas taças de champanhe em 40 bares do eixo Rio-São Paulo para promover uma série de TV e graças as fotos de pessoas no Instagram, a ação foi retratada em diversos veículos de mídia, por conta da repercussão", explica.

O CEO da Plusmedia, Marco Antônio de Souza, indica que o segmento em que a companhia atua, o chamado out of home, ou propaganda fora de casa, possibilita o foco exatamente no público pretendido. "Quando você sai de casa, pode ver a marca nos pontos de ônibus e até nos veículos, além de taxis, shoppings, aeroportos, enfim, lugares do cotidiano, sem que pra isso precise ver o comercial na TV."




Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>