Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

24/02/2015 12:30 - E-commerce prepara 'Black Friday fora de época' para março

Plano é aproveitar Dia do Consumidor para aumentar vendas em trimestre mais fraco
Festival de descontos, que já foi testado no ano passado no comércio eletrônico, será no dia 18, uma quarta-feira

 



Lojas on-line vão tentar transformar o Dia do Consumidor numa espécie de "Black Friday fora de época" em março a fim de aumentar as vendas em um período considerado mais fraco. No dia 18, uma quarta-feira, elas devem oferecer produtos com descontos, assim como no festival original, "importado" dos EUA no início desta década e que acontece no fim de novembro.

A data foi chamada de Dia do Consumidor Brasil, em referência ao Dia Mundial do Consumidor, 15 de março. Em 2014, já houve uma espécie de teste na data. Cerca de 500 sites participaram do festival de descontos, que gerou receita de R$ 174 milhões. Neste ano, segundo a Buscapé Company, empresa que encampa a iniciativa, a expectativa é que, com a participação dos dez maiores sites de comércio eletrônico do país, a receita cresça 60%.

Rodrigo Borer, presidente da Buscapé Company, diz que a ideia é tentar convencer as pessoas a comprar mais em um período em que não há datas comemorativas (como o Dia das Mães) e as pessoas ainda estão pagando as dívidas de começo de ano. "Todo o mundo [as lojas virtuais] identificou março como um mês de baixo consumo. A ideia é estimular as vendas oferecendo uma vantagem [descontos] em uma época do ano em que geralmente isso não existe."

No primeiro trimestre de 2014, o comércio on-line faturou R$ 8,5 bilhões, o que representou 23,5% da receita do setor no ano todo, de R$ 35,8 bilhões, de acordo com dados da consultoria E-bit.

SEM 'CANIBALIZAÇÃO'

A ideia é, também, promover um dia de descontos que não "canibalize" outras datas. No caso da Black Friday, por exemplo, os sites têm vendas altas em só um dia, mas depois veem os negócios caírem bastante nas semanas anteriores ao Natal, pois as pessoas antecipam as compras.

Em 2014, a Black Friday movimentou R$ 1,16 bilhão, ou 20% do faturamento de toda a temporada de Natal (de 15 de novembro a 24 de dezembro), segundo a E-bit.



Veículo: Folha de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>