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24/02/2015 12:27 - Personalização de ofertas ajuda e-commerce

Companhias que fornecem soluções de customização indicam que proximidade com o cliente ajuda grandes varejistas, mas podem também aumentar as vendas de pequenos e médios

 

 



A personalização de ofertas aos consumidores do e-commerce pode ajudar a alavancar as vendas das pequenas e médias empresas (PMEs).

Segundo empresas fornecedoras de soluções do gênero como Chaordic e Liferay, os pacotes de ferramentas são capazes de aumentar a relação do varejista com os clientes. Isso porque um melhor relacionamento pode resultar em alavancagem nas vendas, aumento do tíquete médio, ou seja, o gasto médio de cada consumidor em cada venda e auxilia até a quantidade de produtos que os compradores adquirem a cada visita, em uma só compra.

Os fornecedores indicam também que grandes companhias do varejo nacional como a megavarejista de livros, DVDs e eletrônicos Saraiva, entenderam já a algum tempo que esses softwares são capazes de estreitar as relações com usuários.

E-mail-marketing


O sócio da brasileira Chaordic, Anderson Nielson, indica que a varejista, que é sua cliente, aumentou em 62% as vendas por meio de e-mail-marketing, com a ajuda da personalização via software. O executivo diz que isso acontece porque os consumidores da indústria varejista virtual são atraídos pelas ofertas, em razão dos preços que uma loja oferece, se estes estiverem em melhores condições que seus concorrentes.

"Como o e-commerce no Brasil é gigantesco, com milhares de players pequenos e gigantes que retém muita audiência, os clientes fiéis são rarefeitos no nicho, diferentemente do cliente que visita a loja física e fica encantado com o atendimento, o bastante para voltar e recomendar aos amigos", conta.

Segundo ele, a questão da fidelidade também é muito importante, já que o perfil dos consumidores mudou e com uma nova geração de compradores, o atendimento na loja física foi transportado para o consumo de produtos e serviços virtual.

"As pessoas desejam atendimento rápido, eficiente, sem o oferecimento de produtos fora de seu perfil e claro, altamente sensíveis aos preços", diz. E completa: "Justamente pela mudança de perfil do cliente é que os comerciantes virtuais enfrentam uma nova barreira: a impessoalidade".

Sem saber nome, perfil e comportamento do cliente, fica mais difícil identificar seus gostos, o que pessoalmente é perfeitamente possível, o que dependa apenas da sensibilidade do vendedor. "Agora é preciso saber como um anônimo se comporta, o que mais gosta, ao que é mais sensível."

A venda da plataforma para 16 dos 20 maiores e-commerce do país como a já mencionada Saraiva, além de Pontofrio, Extra e Casas Bahia, Centauro, Walmart, Ricardo Eletro, Insinuante e Colombo deve fomentar um crescimento de 60% esperado pela Chaordic este ano.

Personalização


A personalização dos perfis de usuários que navegam pelo e-commerce nacional é feita via IP (protocolo de internet, na sigla em inglês).

Com o IP do cliente - que é a identificação do acesso desse usuário - o sistema fornecido por outro player dos softwares de personalização, a Liferay, identifica em tempo real a navegação em um passo a passo, que vai revelar à loja virtual detalhes como as predileções de produtos do indivíduo, "sem revelar seu nome, sua idade ou qual o poder aquisitivo desse cliente em potencial", explica o diretor da companhia, Fernando Areias.

Uma vez que o indivíduo realiza a compra e use um cadastro ou registro no varejista on-line, a identificação do perfil é facilitada, mas se apenas visualizar alguns produtos e mais tarde, ou em outro dia, realizar uma nova visita, seu perfil será lembrado pelo sistema para lhe oferecer produtos, relacionados à primeira busca.

Conforme o executivo, a estimava é de crescimento de 60% para o negócio em 2015.

Ele indica que alguns setores de aplicação crítica, como o aéreo, que sustentam plataformas de empresas como TAM, Azul, Avianca e Smiles - Empresa de milhagem da brasileira Gol - precisam estar preparados para traçar um perfil de quem navega pelas páginas de uma companhia aérea, por exemplo, já que ofertas no setor surgem de surpresa, de maneira inesperada.



Veículo: DCI

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