Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

24/02/2015 09:33 - Fábricas esperam Páscoa menos doce

Empresas especializadas de Belo Horizonte investem em receitas inovadoras e em produtos com valores simbólicos

 



Enquanto os foliões ainda aproveitam a ressaca do Carnaval, os fabricantes de chocolates já se preparam para a Páscoa. A fim de motivar o consumidor a presentear, as empresas especializadas investem em receitas inovadoras e em produtos com valores mais simbólicos. No entanto, a expectativa é que produção e faturamento registrem incremento tímido, entre 2% e 5%, em relação ao ano passado.

A Qoy, com fábrica no bairro Funcionários, na região Centro-Sul, deu início à produção dos ovos em janeiro e estima crescimento de 2% na comparação com 2014. Conforme a diretora comercial, Flávia Falci, a empresa provavelmente vai vender uma quantidade maior, porém os itens mais baratos devem liderar a preferência do comprador. "No ano passado o tíquete médio foi de R$ 50, mas neste ano acreditamos que ele cairá para R$ 39", prevê.

Na visão da empresária, a frágil conjuntura econômica e o avanço da inflação incentivam os clientes a pesquisar e a reduzir gastos. Por isso, a empresa realizou uma pesquisa de mercado e passou a desenvolver produtos com preços bastante variados, partindo de R$ 10 e chegando a extrapolar R$ 50. A Qoy ainda investe em chocolates com maior concentração de cacau, ovos sem glúten, açúcar e lactose, que começaram a ser mais procurados no último ano.

Atualmente, a época de Páscoa corresponde a aproximadamente 30% do faturamento anual da organização. Flávia salienta que, embora a data ainda seja relevante, perdeu representatividade desde que as lojas da marca foram transformadas também em cafeterias. "Foi uma maneira que encontramos de reduzir a sazonalidade e manter os negócios aquecidos durante todo o ano, pois passamos a ter outros atrativos como cafés, pães de queijo e sorvetes", justifica.

Na Lalka, com fábrica no bairro Floresta, na região Leste, os ovos menores começaram a ser fabricados no início de janeiro. De acordo com o proprietário, Roberto Marques Grochowski, a produção deve aumentar 5% frente às cinco toneladas fabricadas em 2014. "Eu sou sempre otimista neste período, embora eu esteja um pouco mais receoso neste ano. A situação do país está realmente complicada", admite o empresário.

Segundo ele, a marca sempre investe em novidades e aquelas que serão introduzidas no mercado neste ano estão em fase de elaboração. No último exercício, por exemplo, foi feito um bolo de maçã recheado com cereja e os ovos de bala. Mas, mesmo com tantas opções, o tradicional ovo de chocolate ao leite se mantém como campeão de vendas.

Outra maneira de atrair o cliente é apostar na variedade de tamanhos. "Os ovos vão de cinco gramas a 25 quilos e isso certamente chama a atenção", ressalta.

Na Fany Bombons, com planta no Sion, na região Centro-Sul, os 400 quilos fabricados especificamente para a Páscoa começaram ser produzidos neste mês. A proprietária, Fany Balabram, não aposta em alta significativa das vendas e, portanto, prefere manter a produção no mesmo ritmo do ano anterior. "Percebo que as pessoas estão comprando menos e eu não estou muito otimista. Provavelmente vou investir em novidades, mas ainda não sei ao certo quais serão elas", diz.


Boas perspectivas - A recém-criada Madeleine Pâtisserie, que completa um ano de mercado nesta Páscoa, é mais otimista e projeta dobrar as vendas na comparação com o exercício anterior. Para a proprietária, Bianca Boueri, a principal aposta é o ovo cupcake, que vem em formato de meio ovo, mas tem recheio de bolo e cobertura. A empresária planeja iniciar a divulgação dos produtos nas redes sociais na próxima semana.

"Na Páscoa passada eu tinha acabado de lançar a empresa e poucas pessoas conheciam. Eu passei o último ano focada em divulgação e, durante esse tempo, consegui conquistar muitos clientes. Por isso, a minha expectativa é bastante positiva", esclarece. A empreendedora atende apenas sob encomenda e, para conseguir suprir toda a demanda, conta com o auxílio de mais três colaboradoras.




Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>