Geral
30/01/2015 12:44 - IPI de cosméticos equipara atacadista à indústria e fecha brecha de sonegação
A Receita Federal publicou nesta quinta-feira (29) o Decreto 8.393 alterando a cobrança de IPI para o setor de cosméticos. A medida equipara o atacadista à indústria quando ambos fizerem parte do grupo empresarial. "Vale para quando o atacadista é vinculado ao produtor. Normalmente, há dois CNPJs, um para a fábrica e outro para o distribuidor", explicou o coordenador de tributos sobre a produção e comércio exterior da Receita Federal João Hamilton Rech.
A medida faz parte do pacote de elevação de tributos anunciado na semana passada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Ela tem como objetivo fechar uma brecha na legislação que levava à sonegação de impostos pelo setor. A Receita Federal identificou que algumas indústrias vendiam os produtos subfaturados para o distribuidor do mesmo grupo para reduzir o pagamento de IPI. Com a medida, a alíquota do imposto não será alterada, mas deve evitar esse tipo de movimento. As empresas que hoje usam essa brecha terão a margem de lucro reduzida, o que tende a gerar um aumento dos preços para o consumidor.
Assim, o atacadista poderá se creditar do valor que pagou de IPI ao comprar os itens na fábrica, mas terá de recolher aos cofres públicos a diferença entre o preço do produto ao ser adquirido na indústria e na venda ao varejo. "A medida vai dar equalização ao mercado", disse Rech.
O decreto traz uma lista de produtos do setor de cosméticos atingidos pela mudança como maquiagem para boca e olho, perfumes produtos para manicure e pedicure, preparações capilares para ondulação ou alisamento permanente de cabelos, laquês, preparações para barbear, sais perfumados e outras preparações para banhos e odonizadores de ambientes, como incensos. Todos esses itens têm alíquota de IPI acima de 15%. A lei não permite essa equalização para cosméticos com alíquotas menores. "A alíquota média desses produtos é de 22%", informou Rech.
Veículo: Diário de Pernambuco
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria