Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

26/01/2015 12:15 - Empresas de laticínios investem em patrocínio

Estratégia é associar a prática de esportes e o consumo de leite com uma vida cheia de saúde e bem-estar


Os investimentos em marketing esportivo por parte das empresas de laticínios de Minas Gerais têm crescido ano a ano, representando grande parte dos cerca de 2,5% do faturamento das companhias que são destinados às suas campanhas de marketing. A estratégia consiste na associação entre a prática de esportes e o consumo de leites e derivados com uma vida cheia de saúde e bem-estar. Os resultados para os negócios já são possíveis de se ver na prática: ganho de novos mercados, aumento do número de consumidores e presença garantida na mídia a cada aparição dos times ou dos atletas que levam suas marcas estampadas nos uniformes.

A Embaré Indústrias Alimentícias S/A, com fábrica em Lagoa da Prata (região Centro-Oeste), por exemplo, vem aumentando cada vez mais seu leque de participação no meio esportivo por meio de cotas de patrocínio. De acordo com o diretor-presidente da empresa, Hamilton Antunes, a ação já é mais evidente no Nordeste, onde se vê a marca do Leite Camponesa estampada com maior freqüência em times de Alagoas e Pernambuco.

Em Minas Gerais a estratégia chegou recentemente, mas cresce a cada ano. Conforme ele, a comercialização do leite UHT no Estado teve início em 2011, por isso, as ações de marketing esportivo também se iniciaram um pouco mais tarde. "Em 2013 demos nossos primeiros passos no esporte mineiro. Começamos pela equipe feminina de vôlei do Minas Tênis Clube, depois chegamos ao futebol dos times do interior. Agora já é possível ver a marca estampada também nos uniformes da equipe masculina de voleibol do Minas", explica.

Antunes destaca que atualmente cerca de 2,5% da receita líquida da empresa vai para os investimentos em marketing e que grande parte deste montante é direcionada para as campanhas em esporte. "Começamos com algo pequeno no Nordeste e agora já temos presença cativa nos times de Minas Gerais. No caso do time feminino de vôlei somos o patrocinador master", ressalta.

Tamanha atuação e investimento, o leite Camponesa já chegou ao posto de primeira marca do produto na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e segunda de todo o Estado. "Isso já é resultado desse trabalho", diz.

Já que a ação vem dando tão certo a ideia é continuar. Segundo o diretor-presidente, a Embaré seguirá investindo em 2015 e os aportes para a área estão assegurados. Apesar de não especificar quanto será destinado ao marketing esportivo, ele afirma que as inversões da companhia no decorrer deste exercício deverão somar algo em torno de R$ 30 milhões. O valor é inferior ao aportado no ano passado (R$ 50 milhões).

No caso da Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda (Cemil), sediada em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, segundo o presidente, João Bosco Ferreira, os recursos destinados a cada exercício às ações marketing ultrapassam os 1,5% do faturamento da companhia e boa parte deste montante é aplicada na área de esportes. Isso porque, segundo ele, esta é uma área que a empresa atrativa a novos consumidores.

"O marketing tem uma força extraordinária em todo o mundo. São várias as formas de aplicá-lo e, no caso do nosso produto, se dá ainda melhor com o esporte. A ideia é visar o consumidor de forma ampla e incentivar também a prática de esportes. Unindo as duas coisas conseguimos chegar ao nosso objetivo", resume.

No fim do ano passado, a empresa firmou contrato com os dois maiores times de Minas Gerais - Atlético e Cruzeiro - para uma cota de patrocínio válida para 2015 e 2016. Os valores dos contratos são similares, mas não foram divulgados. Os dois clubes já emprestavam suas marcas para caixas de leite da empresa, que também patrocina times do interior como Patos de Minas, URT e Mamoré.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>